A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e o Banco do Nordeste formalizaram, na última segunda-feira (18), o contrato de financiamento da operação de crédito com o Banco do Nordeste, no valor de R$ 92 milhões. O montante corresponde a 90% de todo o investimento, que é de R$ 102 milhões investidos em 13 empreendimentos em água e esgoto, em 10 municípios do Norte do Estado.
O contrato foi assinado por Heberth Roney Caires de Sousa, gerente geral do Banco do Nordeste, agência Linhares; o presidente da Cesan, Amadeu Wetler; e José Eduardo Pereira, diretor Administrativo e Comercial.
Nos sistemas de abastecimento, serão construídas redes de distribuição; adutoras de água bruta e tratada; estações de tratamento de água; e para os sistemas de esgotamento sanitário, serão construídas redes coletoras, recalques de esgoto bruto, elevatórias e estações de tratamento de esgoto. No total, serão 27 km de rede de distribuição de água, atendendo a 1.692 ligações e, 67 km de rede de esgoto atendendo a 4.558 ligações.
Segundo o presidente da Cesan, a operação de crédito é a primeira da Cesan com o Banco do Nordeste e tem como propósito financiar as obras em Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Montanha, Nova Venécia, Vila Valério, Pedro Canário, Ponto Belo e São Gabriel da Palha, visando compor os investimentos necessários ao alcance dos objetivos da Cesan descritos em seu planejamento estratégico. “Com estas obras, a Cesan avança mais rapidamente no seu objetivo estratégico de universalizar os sistemas de esgotamento sanitário em sua área de concessão, além de ampliar e melhorar os sistemas de abastecimento de água existentes mantendo a universalização deste serviço”, completou.