Começou hoje (15) o período de recesso escolar e a criançada terá alguns dias de folga até o recomeço das aulas. Muitos pais aproveitam o período para tirar férias e desfrutar de um tempo de lazer com os filhos. Por isso, preparamos uma lista com 20 atividades que você pode fazer para se divertir bastante durante as férias.
Há opções para todos os gostos: são 23 quilômetros de costa, divididos em cinco balneários, para os praieiros de plantão; os aventureiros podem explorar as trilhas do Mestre Álvaro ou realizar um passeio de parapente saindo das falésias de Nova Almeida; em Laranjeiras, o ponto de encontro para praticar esportes ou curtir um dia tranquilo em família é o Parque da Cidade; e ainda há opções para conhecer a cultura e a história da Serra. Confira!
1 – Se exercitar no Parque da Cidade
Com 117 mil metros quadrados, o Parque da Cidade é o maior parque urbano do Espírito Santo e possui várias opções para quem quer colocar os exercícios físicos em dia. Aberto todos os dias das 6 às 22 horas, o local conta com duas quadras poliesportivas; quadra de tênis; campo de futebol society; pista de skate; playground; academia de adulto e academia infantil; espaço para prática de calistenia e ciclovia.
2 – Conhecer mais de 750 espécies de plantas no Espaço Botânico
Localizado no Parque da Cidade, o Espaço Botânico possui, ao todo, mais de 750 espécies de plantas: o bromeliário tem 450 espécies e mais de 1.200 plantas; o orquidário tem 93 espécies diferentes e 260 plantas; e o jardim temático de restinga tem mais de 50 espécies; os viveiros de plantas ornamentais contam com mais de 50 espécies; o viveiro de plantas bioativas com 45 espécies; além das 58 espécies do Jardim Sensorial.
3 – Levar os dogs para brincar no Cãotinho Pet
Com uma entrada exclusiva pela lateral do Parque da Cidade, o Cãotinho Pet conta com circuito, rampa e túnel para seu aumiguinho se divertir bastante.
4 – Fazer a trilha do Mestre Álvaro
Os aventureiros podem explorar as trilhas de um dos pontos turísticos mais conhecidos da Serra: o Mestre Álvaro. Com 833 metros de altitude, o local oferece trilhas com diferentes níveis de dificuldade, saindo de Serra-Sede, Pitanga, Queimado e Furnas. É importante contratar um guia especializado para conhecer o local. Não se esqueça de usar roupas leves, calçado confortável e se manter sempre hidratado e protegido do sol. No caminho, os visitantes poderão encontrar diversas espécies de animais e plantas nativas.
5 – Praticar um esporte radical na pista de bicicross
O que era um lixão na Av. Amazonas se transformou na única pista de bicicross totalmente asfaltada do Brasil. Com aproximadamente 370m e quatro retas, o local pode ser utilizado gratuitamente, mas é necessário que o ciclista esteja com equipamento de segurança completo, que inclui capacete full face (como o de motocross), sapato fechado, joelheira, cotoveleira e luvas, além de roupa apropriada.
6 – Surfar em Jacaraípe
Famosa por suas grandes ondas, a praia de Jacaraípe é ideal para quem gosta de surfar. Conta, ainda, com muitos bares, lanchonetes, restaurantes, além de barracas de artesanato e calçadão para caminhadas.
7 – Experimentar a coxinha do Solemar
Na praia de Solemar (Jacaraípe) tem a coxinha da gaúcha, famosa por seu tamanho – muito maior que um salgado normal. Uma delícia para matar a fome depois de um bom banho de mar.
8 – Curtir o ar bucólico de Manguinhos
Famosa pela gastronomia e pelo ambiente bucólico, Manguinhos tem ares de vila de pescadores, e possui diversos restaurantes. Com mar calmo, atrai muitas famílias.
9 – Voar de parapente nas falésias
Para contemplar as belezas da Serra do alto, os mais corajosos podem fazer um passeio de parapente saindo das falésias de Nova Almeida, que ficam às margens da rodovia ES 010.
10 – Comer o quindim de Nova Almeida
Comida boa não falta na Serra! Em Nova Almeida, o quindim faz sucesso, junto com a cocada e os picolés caseiros, que são famosas iguarias da tradição local.
11 – Pescar em Bicanga
Com águas quentes e aspecto de vila de pescadores, as praias de Bicanga são excelentes para pesca e mergulho.
12 – Caminhar na praia de Carapebus
O mar é agitado, mas a vista é encantadora. Ideal para fazer uma boa caminhada, apreciar a paisagem e tirar fotos.
13 – Pedalar com o Bike Serra
Com 20 estações próximas às ciclovias da cidade e 200 bicicletas ao todo, o Bike Serra, sistema de compartilhamento de bikes, tem opções econômicas para quem quer pedalar, mas não tem uma magrela.
14 – Colocar a leitura em dia nas Bibliotecas Municipais
Com um acervo de 16 mil livros, a biblioteca de Serra-Sede fica na Rua Cassiano Castello, 22, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Em Valparaíso, na Av. Guarapari, mais 15 mil livros disponíveis na biblioteca que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30.
15 – Conferir a história da Serra no Museu
O Museu Histórico da Serra ocupa uma das construções mais antigas da Serra-Sede, o casarão da família Castello, que fica na Rua Cassiano Castelo, nº 22. Inaugurado em 2007, possui em seu acervo bens móveis, documentos e obras de arte, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
16 – Conhecer a casaca na Casa do Congo
Inaugurada em 2000, a Casa do Congo tem em seu acervo fotografias, peças de artesanato e outros elementos da cultura popular, como a casaca, instrumento representante do Congo, que é uma tradição na Serra. Fica na Rua Cassiano Castelo, nº 22, em Serra-Sede.
17 – Ler mensagens nas folhas das Formigas bordadeiras
Acredita-se que em 1996 as formigas bordadeiras começaram a desenhar nas folhas das árvores imagens sacras, passagens bíblicas e frases, sob o comando divino. Algumas dessas folhas hoje estão expostas no Santuário das Formigas Bordadeiras, que é aberto ao público. Pessoas de várias partes do Espírito Santo e do Brasil visitam o local, que fica na R. Aldari Nunes, 162, São Lourenço (Centro da Serra).
18 – Conhecer o primeiro templo religioso da cidade
Fundada em 1556, em Serra-Sede, a Igreja Nossa Senhora da Conceição é o primeiro templo religioso do município. Sua arquitetura atual foi concluída em 1769. Seu interior possui pinturas de autoria do artista Walter Francisco de Assis, considerado o maior pintor serrano de todos os tempos.
19 – Comer biscoitos na Casa do Mestre
O lanche da tarde com a criançada está garantido na Casa do Mestre, que fica em Serra-Sede, e conta com diversas opções caseiras como bolos, doces e biscoitos. Quem visita o espaço, na Praça Ponto de Encontro, pode visualizar todo o processo de produção através de uma “janela” de vidro.
20 – Fazer uma selfie na Estátua de Chico Prego
Localizada na Praça Almirante Tamandaré, em Serra-Sede, a obra é uma homenagem ao líder da Insurreição do Queimado, revolta de escravos ocorrida no ano de 1849. Com cerca de 3m, está próxima ao local de enforcamento de Chico Prego.
Foto: Rafael Ferraz/Secom-PMS