“Estudo aqui desde o 1º ano e já tinha lido todo o acervo da biblioteca”, contou a aluna do 8º ano da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Dir. Zdmea Camargo Damasceno, na manhã desta segunda-feira (29), durante solenidade de entrega de 700 novos livros para escola. “Achei maravilhoso porque a gente precisa viajar no mundo dos livros e reter cada vez mais conhecimento”, comemorou a aluna.
Em alusão ao Dia Nacional do Livro (29 de outubro), foi realizada uma solenidade para entrega na (Umef) Dir. Zdmea Camargo Damasceno, localizada em Santos Dumont. A Unidade recebeu 700 livros, dentre obras literárias capixabas, nacionais e clássicos. Cerca de 42.700 livros estão sendo distribuídos para 61 Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umefs).
“Infelizmente, nos últimos governos as escolas não receberam um exemplar nos seus acervos literários e, evidentemente, não é possível se pensar uma escola sem biblioteca. O acervo é essencial”, ressaltou Roberto Beling, secretário Municipal de Educação.
“A partir da biblioteca você pode construir uma série de projetos que revitalizam o processo ensino aprendizagem. Uma biblioteca sem livros é um absurdo, então estamos buscando isso, bibliotecas com acervos atualizados frequentadas com projetos trabalhados e um resultado muito melhor no processo de ensino e aprendizagem a partir desse investimento”, pontuou Beling.
Obras literárias nacionais, capixabas, clássicos, paradidáticos, em braile para atender a educação inclusiva, compõem o material adquirido. “O objetivo foi contemplar todo nosso público e é um estímulo até para o profissional trabalhar dentro das bibliotecas”, comentou a coordenadora Eliana Terra, do setor de Bibliotecas Escolares da Semed.