Para quem trabalha até mais tarde e não pode ir a uma das 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município que atendem até as 16 horas, a Secretaria Municipal de Saúde possui uma importante ferramenta para a população: sete UBS funcionam até as 19 horas.
As UBS de São Francisco, Morada de Santa Fé, Bela Aurora, Rio Marinho, Valparaíso e Itaquari funcionam com horário estendido, de segunda a sexta, das 7h às 19 horas. A medida visa ampliar a oferta e promover a saúde para os moradores.
“Com a extensão dos horários nas unidades de saúde, a população tem um momento a mais para ir aos locais, caso não seja possível ir até as 16 horas. É uma oportunidade que o munícipe tem de fazer um exame ou de se consultar após o horário de trabalho”, acrescentou a secretária de Saúde, Roberta Goltara.
A população pode contar com diversos especialistas nas UBS: pediatras, dentistas, psicólogos, médicos da família, assistentes sociais, enfermeiros e também uma equipe multiprofissional formada por nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, além de salas de vacina, grupos de enfermagem, entre outros serviços. As UBS também estão com campanhas de vacinação contra a Covid e gripe.
A medida está no plano de governo do prefeito Euclério Sampaio e a intenção é ampliar o horário de mais quatro UBS até o fim do ano, totalizando 10 unidades de saúde com atendimento estendido.
Outros serviços
Além das 29 UBS, o sistema de Saúde de Cariacica possui quatro Pronto Atendimentos (PAs): Bela Vista, Flexal II, Nova Rosa da Penha e Trevo de Alto Lage. Exceto os PAs de Bela Vista e Nova Rosa da Penha, que funcionam das 7h às 17 horas, os demais são 24 horas.
O município também possui o Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi), voltado para a saúde mental, em Nova Rosa da Penha, e o Centro de Referência em IST/Aids, localizado em Alto Lage.
Foto: Claudio Postay