Berço da cultura canela-verde e da colonização do Espírito Santo, o Parque da Prainha está prestes a ser devolvido à comunidade. A revitalização do espaço para potencializar ainda mais o local e melhor atender aos moradores e turistas está com 70% das obras concluídas. A inauguração está prevista para acontecer até fevereiro de 2024, mas o município vem intensificando a execução das obras para entregar o espaço o quanto antes.
O Parque da Prainha tem 42,5 mil m² e as obras de reforma e requalificação do espaço tiveram início em 19 de abril deste ano. O investimento, de R$ 12,7 milhões, é fruto da parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o governo do Estado.
Neste momento, estão em execução as obras do vestiário e do estacionamento, além do acabamento final do parque. Nos próximos dias, serão realizadas as obras do novo campo de bocha, de 210,14 m², que trocou de local para melhor aproveitamento da estrutura do parque. A parte mais demorada das obras já foi concluída: os serviços de drenagem, esgoto e estrutura elétrica, com a rede de cabeamento construída toda de forma subterrânea.
A secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, comemora o avanço das intervenções de infraestrutura e destaca a importância do Parque da Prainha. “O município está resgatando a própria história e preservando a memória que existe no espaço. O projeto foi construído pensando nesse resgate cultural e na parte de lazer das crianças, valorizando ainda as belezas naturais e a nossa orla”, ressaltou.
Menara lembrou ainda que, quando o prefeito Arnaldinho Borgo assumiu, em janeiro de 2021, o local estava abandonado e era frequentado por moradores de rua. Diante desse cenário, surgiu a necessidade de fazer melhorias no parque com uma nova concepção do espaço, resgatando e preservando a história e a cultura do local.
Melhorias
As melhorias de infraestrutura incluem a construção de espaço para apresentações de eventos, banheiros, área gastronômica, com 852,11 m², parquinho para crianças (381,90 m²), local destinado aos animais de estimação (420,60 m²), academia popular com equipamentos em aço inox (275,96 m²), pistas de caminhada e de corrida, ciclovia ao redor do parque (2.829,12 m²), ampla área gramada para piquenique e circulação, entre outros atrativos.
A orla do Parque da Prainha será totalmente reformulada para ser uma área de estar com mais segurança e iluminação. Já em relação às melhorias no paisagismo, serão plantadas palmeiras-imperais no eixo histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e próximo à fonte interativa, além de treze ipês amarelos dispostos próximos à rua Antônio Ferreira de Queiroz, à orla e ao mercado de peixe.