O ano de 2021 está propício para a criação de novos negócios em Cariacica. De janeiro até outubro foram abertas 8.827 novas empresas no município. Essa conquista é resultado das ações desenvolvidas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Semdecit), que está facilitando e desburocratizando a abertura de micros, médias e grandes empresas.
“Desde o início da gestão estamos focados em melhorar o ambiente de negócios em Cariacica e atrair novos investimentos. Já está em vigor o decreto de liberdade econômica, liberando mais de 500 atividades de qualquer ato público. Além disso, criamos a Lei de Incentivo Fiscal e estamos modernizando o nosso sistema para que a maioria dos serviços sejam online. O objetivo é facilitar cada vez mais a vida de quem quer empreender em Cariacica”, comemora o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Armando Garcia.
O Decreto de Liberdade Econômica citado pelo secretário dispensa 526 atividades empresariais de qualquer ato público, como alvará e autorizações, para iniciar seu funcionamento. Há ainda a Lei de Incentivo Fiscal, que conce redução de tributos (ISS, IPTU, ITBI e outras taxas) para empresas de qualquer porte.
O Simplifica Cariacica foi lançado no início do ano e tem o objetivo de facilitar o funcionamento de empresas na cidade. Para isso, o Comitê Gestor para Simplificação e Desburocratização (Cogides) da Semdecit planejou ações para simplificação, liberdade econômica, desburocratização, registro, abertura e legalização.
A Semdecit oferece incentivos específicos para atração de empresas, que são as leis complementares 097/2021, sancionada em 5 de maio, que amplia os incentivos às empresas de base tecnológica, autorizando o executivo a reduzir para 2% a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Podem ser beneficiadas, por exemplo, empresas de criação e distribuição de aplicativos, coworkings, escritórios virtuais e até de jogos eletrônicos.
Microempreendedores
Para facilitar quem deseja abrir uma empresa, a Semdecit também dispõe da Unidade Móvel do Empreendedor, que facilita o acesso dos cidadãos aos serviços da secretaria, como regularização de negócios e oferta de linhas de crédito para investir no empreendimento. A ação acontece semanalmente em bairros do município.
A ação é uma parceria com o Banestes, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Centro Integrado de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Ciampe), para atender às comunidades de toda cidade e fomentar o empreendedorismo.
A Unidade Móvel do Empreendedor conta também com os serviços do Programa NossoCrédito para oferecer planos de microcrédito com juros mais baixos do que os praticados no mercado e, também, com os serviços do Ciampe para ajudá-los a se regularizar, manter e expandir seus negócios.
Também para facilitar ainda mais ainda a abertura de empresas, o Ciampe realiza atendimento on-line por meio do WhatsApp pelo número (27) 98148-0336.
Foto: Claudio Postay