Mais uma entrega na área da Saúde para melhorar o atendimento dos pacientes. Os consultórios de oftalmologia e de audiometria instalados no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas) vão atender 900 pessoas por mês.
O lançamento ocorreu, nesta sexta-feira (17), na Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha. O consultório de oftalmologia tem a capacidade de atender até 600 pacientes por mês, o que reduzirá a fila de espera por consultas. Já o consultório de audiometria, inserido na área de fonoaudiologia, tem capacidade para realizar até 300 consultas por mês.
O secretário municipal de Saúde, Jarbas Ribeiro, reforçou sobre os serviços: “Percebemos a grande demanda para os serviços. São mais de 10 mil pessoas à espera de consulta oftalmológica e nós mandávamos para o Estado, pois não tínhamos este serviço. É uma questão fundamental também para as crianças, pois a visão e a audição são cruciais para um bom desenvolvimento escolar”.
O serviço de audiometria tem parceria com o Programa Saúde nas Escolas (PSE) e atenderá prioritariamente crianças em idade escolar. A intenção é reduzir os atrasos no desenvolvimento do aprendizado.
O prefeito de Vila Velha, Max Filho, também se pronunciou. “Vai ser um avanço extraordinário. Esses serviços podem detectar algumas limitações nas crianças a tempo de permitir um tratamento e evitar casos graves”, explicou.
Estiveram presentes: os vereadores Professor Heliosandro Mattos, Reginaldo Almeida e João Artem. Além da coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Laura Coutinho, e representantes das Secretarias de Educação, Assistência Social e Defesa Social e Trânsito.
A forma de agendamentos das consultas não sofrerá alterações: o paciente será atendido na Unidade de Saúde e, caso haja necessidade, será encaminhado para os serviços secundários.