Não deixe seu melhor amigo com raiva! O recado da Prefeitura da Serra é esse, e vem anunciar que a Campanha de Vacinação Antirrábica está marcada. Anote aí, no seu calendário, pois a vacinação vai acontecer em dois finais de semana: 16, 17 e 23, 24 de outubro, sempre das 7 às 17 horas. A campanha é anual, voltada para cães e gatos a partir de três meses de vida.
A Saúde da Serra, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, está organizando uma ação bem bacana, que vai acontecer em muitos pontos, distribuídos pelo município. A Saúde da Serra recebeu do Estado 62.390 doses do imunizante e a expectativa é vacinar cerca de 54.000 animais. Esse total representa 80% da população de cães e gatos do município.
No primeiro sábado de vacinação (16), por exemplo, as equipes de saúde estarão em 29 bairros, com 51 pontos.
Em Nova Carapina I, são cinco pontos. Nova Carapina II, dois. Vista da Serra I, cinco. Vista da Serra II, três. Planalto Serrano (A e B), nove. Cascata, dois. Serra Sede, dois. São Marcos I, dois. Divinópolis, dois. Isso sem contar com os pontos em Barro Branco, Mestre Álvaro, Campinho da Serra I, Campinho da Serra II, Bairro Continental, Caçaroca, São Lourenço, Santo Antônio, São Marcos II, São Marcos III, Nossa Senhora da Conceição, Jardim da Serra, Jardim Guanabara, Residencial Centro da Serra I, Residencial Centro da Serra II, São Domingos, Bairro Palmeiras, Jardim Bela Vista e Jardim Limoeiro.
No domingo (17), será a vez de mais 28 comunidades: Parque das Gaivotas, Serramar, Nova Almeida, Bairro Novo, Morro São João, Marbela, Costa Bela, Enseada de Jacaraípe, Magistrado, São Francisco, Bairro das Laranjeiras, Jardim Atlântico, Costa Dourada, Lagoa de Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Portal de Jacaraípe, Praia da Baleia, Castelândia, Parque Jacaraípe, São Patrício, Estância Monazítica, Manguinhos, Bicanga, Balneário Carapebus, Cidade Continental, Carapebus, Lagoa de Carapebus e Jardim Limoeiro. No segundo final de semana de campanha, as equipes da Saúde da Serra estarão em outros bairros.
Quer saber um pouquinho mais sobre os pontos? Confira, no anexo.
Mas tem mais coisa que podemos continuar nossa conversa por aqui mesmo. Como, por exemplo, que os donos dos pets deverão levar, junto com o animal. A recomendação da equipe técnica da Vigilância Ambiental em Saúde é que eles apresentem o cartão de vacina dos cães e gatos. Mas, caso não tenha, sem problema! Isso não será um impedimento para que seu bichinho não receba a vacina antirrábica. Ah! E tem mais: Lá, no local da vacinação, será providenciado um novo cartão de vacina. Tudo certo!
Os proprietários deverão estar atentos para levar seus animais devidamente contidos, com coleira e guia, para que não só sejam transportados de forma segura como, também, para evitar incidentes ou acidentes.
Na área rural
No último sábado (02), as equipes da Vigilância Ambiental em Saúde já começaram a vacinar os cãezinhos e gatinhos da Serra. Pela primeira vez, a ação aconteceu nas comunidades atendidas pela Unidade de Saúde Itinerante. A vacinação foi realizada por 40 servidores da Saúde, que, em pontos distribuídos pelas comunidades de Muribeca, Cidade Nova da Serra, Pitanga, Belvedere, Chapada Grande, Putiri, Santiago da Serra. Foram vacinados 889 animais. Desses, 721 cães e 168 gatos.
A campanha antirrábica também já começou, desde setembro, na área rural. As equipes de vacinação estão fazendo uma busca ativa de cães e gatos nas propriedades rurais da Serra. A ação continua, e, pela experiência das equipes, deve durar uns 40 dias.