Viana dá mais um passo para a consolidação do Polo de Cerveja Artesanal com a implantação do Centro de Formação Profissional do Polo Capixaba de Cervejas Artesanais (Tecnocerva).
A Prefeitura de Viana assinou um termo de compromisso com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) nesta quinta-feira (11) para a criação do Centro, que vai suprir a crescente demanda por mão-de-obra qualificada do mercado de cervejas artesanais do Estado. Nos últimos anos, o setor tem experimentado um crescimento acima da média nacional e conta atualmente com mais de 50 cervejarias.
O Tecnocerva terá o papel de formar profissionais para atuarem na fabricação e serviços especializados na comercialização de cervejas artesanais.
O prefeito Wanderson Bueno comemora o acordo firmado e projeta um desenvolvimento econômico no município por meio do crescimento do setor de produção de cervejas artesanais.
“Este centro de formação vai trazer capacitação, tecnologia e desenvolvimento industrial, apoiando a retomada econômica e fomentando o agroturismo da cidade”, pontuou o prefeito.
O centro terá ainda uma Fábrica Escola com todos os equipamentos necessários para fabricação de cervejas, como sala de brassagem (maceração), tanque de água quente, tanques de fermentação, câmara fria e outros equipamentos.
A escola será instalada na Escola Municipal Unidocente de Ensino Fundamental (Emuef) Deoclides Pereira, localizada em Pedra da Mulata, região rural de Viana.
Além da concessão do espaço onde o centro de formação será implantado, a Prefeitura ainda vai auxiliar na gestão. Os equipamentos e a reforma do espaço serão financiados pela Aderes, enquanto fica a cargo do Ifes a responsabilidade da gestão pedagógica e desenvolvimento de pesquisas.
Além do prefeito, estiveram presentes no evento o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o reitor Ifes, Jadir José Pela, e o diretor técnico da Aderes, Hugo Santos Tofoli, além dos secretários de Esporte, Cultura e Turismo, José Olavo Médici Macedo, e de Desenvolvimento Econômico, Cesar Albenes.