Vitória ganha centro de conservação de jacarés, no parque da Fazendinha

0
Parque Municipal da Fazendinha

O Parque da Fazendinha, em Jardim Camburi, vai ganhar, neste sábado (27), às 10 horas, o primeiro centro de conservação, pesquisa e educação ambiental de jacarés do Brasil: o Centro Ecológico Caiman.

A criação desse espaço é resultado de um acordo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e o Instituto Marcos Daniel. O objetivo é oferecer atividades educativas e culturais voltadas para a conservação do jacaré e seu ambiente.

O Projeto Caiman, que é uma parceria do instituto com a ArcelorMittal, é uma iniciativa pioneira de pesquisa e conservação das populações da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), símbolo da Mata Atlântica.

Pesquisa aplicada em conservação dos jacarés e da Mata Atlântica, educação ambiental, turismo, reabilitação desses animais e formação de jovens pesquisadores são os pilares da iniciativa.

Programação

Haverá atividades para toda a família no final de semana.

Monitoramento

“A nossa capital terá o primeiro parque ecológico voltado a atender os visitantes. Nesse local, serão desenvolvidas ações para a preservação dos jacarés-de-papo-amarelo, monitorando-os nos alagados e nas matas da Vale e da Arcelor, poupando suas vidas de caçadores e da poluição. Cuidar desses jacarés é conhecer e cuidar de nossa Mata Atlântica”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Mata Paludosa

O Parque da Fazendinha Roberto Anselmo Kaustsky foi recentemente incorporado pela Semmam na área de abrangência do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Mata Paludosa.

Onde fica
Rua Eugênio Pacheco de Queiroz, em Jardim Camburi
Telefone: (27) 3237-2405
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 7 às 18 horas.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui