O curso de Microempreendedor Individual, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), de Cariacica, está rendendo bons frutos. Foram cerca de 150 inscritos. Para quem quiser participar de uma próxima turma, já é possível se inscrever. São mais 350 vagas disponíveis. O curso é gratuito.
Para se inscrever é necessário ser beneficiário do Programa Auxílio Brasil, ser maior de 18 anos e ter o ensino fundamental completo. Os interessados em realizar o curso e que estejam dentro do perfil do público atendido podem procurar a equipe do Programa Mobiliza Cariacica em um dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município.
Em família
As aulas já estão fazendo a diferença na vida de Niuzete Rodrigues e do filho Vinicius Rodrigues Alves. Eles fazem parte da primeira turma do curso e estão muito empolgados com o que estão aprendendo. “As táticas ensinadas já estão sendo aplicadas em meu dia a dia com minha empresa e tenho ficado muito feliz com resultado”, ressalta Niuzete.
Niuzete começou vida profissional como embaladora, se desenvolveu na empresa onde trabalhou por 27 anos, quando decidiu pedir demissão para empreender. Montou uma empresa de perfumes com sócios, mas decidiu acabar com a parceria. Depois de um ano parada, recomeçou fazendo vendas de porta a porta e agora reabriu sua loja.
“Motivada a aprender, procurei o Cras para aperfeiçoar minhas táticas de venda e aprender como gerir uma empresa. Comecei o curso com meu filho e tem sido um momento prazeroso de aprendizado e união”, acrescentou a empreendedora.
O curso
O curso de Microempreendedor Individua está inserido dentro do Programa Qualifica Mais Progredir, um projeto de extensão comunitária de iniciativa dos ministérios da Educação e da Cidadania. O objetivo é oferecer qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) para o atendimento e inclusão produtiva dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil.
“Vamos promover mais cursos durante este ano com o objetivo de melhorar a vida dos usuários dos serviços da Assistência”, acrescentou Danyelle Lirio, secretária de Assistência Social de Cariacica.
As aulas do curso serão realizadas na modalidade presencial, no Campus do Ifes Cariacica, com carga horária de 160 horas. Ao todo, serão ofertadas 500 vagas durante o ano de 2022.