Cerca de 1.500 moradores de Cachoeiro de Itapemirim vão participar de oficinas profissionalizantes gratuitas oferecidas pelo Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho, nos próximos meses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), responsável pela execução do programa federal em Cachoeiro, serão oferecidos 28 cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As oportunidades de qualificação profissional serão voltadas a pessoas já atendidas pelo Acessuas, que tem promovido no município oficinas de “Inserção e Comportamento no Mundo do Trabalho”, em que são expostos temas como elaboração de currículo e procedimentos na entrevista de emprego, além de vídeos motivacionais e dinâmicas de grupos.
As turmas são formadas por homens e mulheres, na faixa etária de 14 a 59 anos, atendidos pelos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Juventude (CRJ) e outros equipamentos da assistência social.
Entre as oficinas que serão ofertadas estão as de informática básica, técnicas de recepção e secretariado, marketing pessoal, moda e estilo, vendas, dentre outros temas. O início das atividades está previsto para a segunda quinzena de novembro.