Nesta quarta-feira (10), é comemorado o Dia Nacional do Protetor de Animais e a Prefeitura de Vitória lançou mais um programa para promover o Bem-Estar Animal na capital. O programa Pata Vix, é voltado ao acolhimento de animais vítimas de maus tratos, que estão em sofrimento. Além disso, foi celebrado, também, o primeiro ano do Programa Vitória da Castração Animal.
O Pata Vix é desenvolvido pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e tem como objetivo fornecer o serviço de recolhimento, transporte, guarda provisória, alimentação, microchip e higiene. Os animais terão atendimento médico veterinário que vão desde consultas simples a procedimentos cirúrgicos, vacinas e todos os exames necessários de raio-x, ultrassonografia, hemograma, endoscopia e muitos outros serviços.
O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, homenageou os protetores de animais presentes no lançamento do projeto e reforça que sem a ajuda deles o trabalho não seria realizado. “Hoje damos mais um passo, após um ano do Programa da Castração Animal, trazemos para a cidade de Vitória outro programa de bem-estar animal, o Pata Vix. Este não é simplesmente um programa de recolhimento, não é recolher o animal e colocá-lo em um ambiente inóspito e inadequado. Nós vamos dar dignidade a esse animal para que ele possa participar dos eventos de adoção e ter um lar. Esta é uma construção coletiva que nós queremos continuar fazendo nas nove regiões administrativas de Vitória”, ressaltou Pazolini.
O secretário da Semmam, Tarcísio Foeger, reforçou que esse projeto é importante para a capital, mas principalmente para os animais que serão beneficiados por ele. “O programa Pata Vix é uma política pública inédita em Vitória. Nós vamos ofertar um serviço de qualidade para os animais que estão em situação de risco e trabalhamos para deixá-los em ótimas condições. Ao levarmos os animais para adoção, fechamos um ciclo importante, que é o poder público ligando os animais em situação de risco para uma família que quer um animal de estimação”, disse.
A subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem, contou que está satisfeita com o trabalho realizado ao longo do ano e prevê bons resultados para o novo programa de acolhimento dos animais de Vitória. “Após um ano do lançamento da primeira política pública de controle populacional de animais, nós entramos com o programa de acolhimento dos animais que são vítimas de maus tratos ou que estão em sofrimento extremo abandonados em vias públicas. A gente deixa uma marca histórica em Vitória porque estamos criando um programa consistente, uma política pública com critérios, fluxo e desenvolvimento estabelecidos por meio do Decreto Municipal no qual vai possibilitar a equipe fazer uma análise mais técnica e de forma igualitária para dar dignidade a esse animal que está em sofrimento e precisa de atendimento”, explicou Cristiane.
Pata Vix
O programa engloba animais de pequeno, médio e grande porte: caninos, felinos, equinos, bovinos, suínos, caprinos e ovinos, que estejam soltos, abandonados, ou sejam vítimas de maus tratos nos bairros e em vias públicas da capital. Os animais serão recolhidos mediante constatação de negligência, abuso ou situações de risco e sofrimento extremo, que demandam necessidade de atendimento.
Após o recolhimento do animal, os proprietários terão o prazo de dez dias para fazerem a solicitação de liberação, que será possível mediante a apresentação de documentação pessoal e do comprovante de pagamento da taxa municipal. Quando necessário, deverá apresentar, também, a declaração da propriedade rural onde os animais serão mantidos e a guia de trânsito animal expedida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF).
Vitória da Castração Animal
No lançamento do Pata Vix, que ocorreu no Auditório da Prefeitura de Vitória, os protetores de animais foram recebidos com um café musical, com lanches e apresentação de instrumentos de corda e sopro da Associação Alef Bet. Depois da apresentação do programa, foi comemorado um ano do Programa Vitória da Castração Animal, que é a primeira política pública de fluxo contínuo no Espírito Santo voltada para o controle populacional de cães e gatos, para o bem-estar animal. Desde o início das cirurgias, em janeiro de 2022, já foram realizadas mais de 1700 castrações.
Para comemorar o aniversário de um ano do programa, foi lançado também, o Painel da Castração, que é uma política de transparência para a população acompanhar e fiscalizar o programa. Vinculado ao portal do Bem-Estar Animal, o painel traz os dados do número de castrações, os bairros atendidos e o público-alvo.
Caso o munícipe queira realizar uma denúncia, basta abrir um chamado no 156 ou pelo aplicativo Vitória Online. A equipe da Semmam irá até o local para verificar e, se for necessário, fazer o recolhimento do animal. Os animais recolhidos serão direcionados para o Rancho Bela Vista, localizado no município de Serra, que é uma empresa especializada no serviço, com centros cirúrgicos e equipamentos preparados para atender os animais.