Do lixo ao luxo. É assim que centenas de pneus usados recolhidos diariamente pela Prefeitura de Vila Velha em pontos viciados de lixo, ruas e avenidas da cidade estão sendo transformados pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) em brinquedos, lixeiras e jardineiras. Eles serão utilizados no segundo espaço sustentável que será construído no município, dessa vez, no bairro São Torquato.
O primeiro espaço sustentável do município foi inaugurado no dia 21 de setembro no bairro Cobilândia. Uma área de 1.400 metros quadrados praticamente sem nenhuma utilidade foi totalmente transformada no primeiro espaço de conveniência sustentável de Vila Velha.
Em São Torquato, a área de 3.200 metros quadrados localizado no cruzamento entre as Ruas Cesar Alcure e Leopoldina contará com parquinho, pista de caminhada (cross), academia popular, horta comunitária e até um lago sustentável.
Sustentabilidade e Geladeiroteca
O trabalho artístico de transformação dos pneus usados está sendo realizado na antiga fábrica de manilhas da prefeitura, na avenida Carlos Lindenberg, no bairro Jardim Marilândia.
Coordenado pelo artista plástico, Kleber Wilton Nery Nascimento, a equipe de criação é formada por dois detentos que trabalham no local graças a um convênio assinado entre o município e Governo do Estado e funcionários da Localix, empresa responsável pela coleta de lixo no município.
“Criamos brinquedos como elefantes, galinhas, siris, caranguejos, tucanos, motos, carrinhos, lixeiras. Tudo com pneus que estavam prejudicando o meio ambiente e que, em breve, servirão de lazer para comunidade de São Torquato”, concluiu o artista.
Outro talento da equipe responsável em transformar pneus em artes, é do funcionário da Localix, Ivo Ribeiro, conhecido entre os colegas de trabalho como cabelinho. “É um sonho de criança que estou realizando de transformar pneus usados em brinquedos. Eu que não tive um pai para me dar um brinquedo, agora estou tendo uma chance de produzir brinquedos para crianças”, finalizou.
Além dos pneus, algumas geladeiras usadas que iriam parar no lixo, serão reaproveitadas no projeto “Geladeiroteca”, onde livros serão disponibilizados para estimular a leitura de crianças, jovens e adultos.