Alunos das escolas de tempo integral e cívico-militar de Cariacica receberão em breve aulas de robótica para complementar o aprendizado. Trata-se de uma ação inédita no município, que será realizada graças a uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), do Governo do Estado.
Professores e diretores das escolas realizaram nesta terça (20) e continuam nesta quarta-feira (21) um curso de formação em robótica para poderem oferecer o aprendizado por meio da tecnologia aos mais de 3.500 estudantes das sete unidades que serão contempladas.
“Iniciamos a formação para os professores que vão auxiliar na implantação das aulas de robótica educacional nessas escolas. As unidades vão receber laboratórios com o que tem de melhor no mercado tecnológico. Trabalhar a robótica na escola comprovadamente garante benefícios na aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento. Os investimentos ultrapassam os R$ 3 milhões e, gradativamente, o projeto se estenderá para as escolas de tempo parcial de nossa rede de ensino”, disse o secretário de Educação José Roberto Martins Aguiar.
Ação inédita
“É a primeira vez que trabalhamos com essa temática em Cariacica. Os professores estão sendo capacitados nesses dois dias e já estão se preparando para ministrar as aulas em nossas unidades de ensino. O laboratório é móvel e os estudantes vão aprender a manusear esse material de forma lúdica nas disciplinas de matemática, português, história e outras. Eles vão em breve poder soltar a imaginação nas aulas”, comemora Andréia Furtado, gerente de Educação Integrada da Seme.
Cada escola vai receber um kit, que contempla peças para montagem, livros instrutivos para professores e alunos, tablet, armários e outros, que serão instalados em um laboratório educacional de robótica.
Lucas da Silva é professor de história do 6º ao 9º anos e já projeta planos para suas aulas utilizando a robótica. “Eu já tinha visto algumas ideias utilizando a robótica e a Secretaria de Educação está dando um passo grande, com uma visão já no futuro. Essa já era uma cobrança dos alunos, os olhos deles brilham com a possibilidade de trabalhar com tecnologia”.
No curso os professores são orientados a agregar os conteúdos das matérias à robótica. “Para dar uma aula de história, tenho certeza que será encantador apresentar a matéria de uma forma diferenciada. Vai ajudar no desenvolvimento do raciocínio, do foco e de outras aptidões”, falou.