O incentivo ao uso de bicicletas é uma tendência mundo afora. O veículo vai muito além de um meio sustentável de transporte, por não gerar poluição, mas, também, possibilita a prática de exercícios físicos e de lazer.
Seguindo essa tendência, a Serra tem empenhado esforços para que o uso desse equipamento seja facilitado aos munícipes. A administração está ajustando, em parceria com Governo do Estado, a implantação do projeto que prevê a disponibilização de bicicletas compartilhadas para a população. A Serra deve ser o primeiro local onde a ação será implementada.
A expectativa é que sejam ofertadas 330 bicicletas, adulto e infantil, alocadas em pontos estratégicos que facilitem a locomoção e o lazer dos serranos.
Para uso de adultos, serão ofertadas 10 bicicletas em cada um dos 35 pontos definidos. Os veículos estarão em Nova Almeida, Jacaraípe, Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Manguinhos, Morada de Laranjeiras, Civit I e II, Laranjeiras, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Bairro de Fátima e Cidade Continental.
O secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi, informa que haverá estações nos terminais de ônibus, também. Com isso, o cidadão poderá ir dos bairros para o local onde tem de pegar o transporte público.
“A expectativa é que o cidadão possa destravar as bicicletas utilizando o cartão de passagem de ônibus. No entanto, as regras que definem o uso dos veículos estão sendo definidas”, explica Halpher
Diversão para os pequenos
Já, para a criançada, haverá seis pontos com cinco bicicletas em cada um. Os mini veículos serão ofertados em praças e parques, para os pequenos possam se divertir em uma área limitada sob o olhar atento dos responsáveis.
As bikes infantis estarão disponíveis nas praças do Centro de Nova Almeida, Encontro das Águas em Jacaraípe, Central em Feu Rosa e nos parques da Cidade e Caminhos do Mar.
Ciclovias
Ainda faz parte das estratégias para incentivo ao uso do veículo sustentável, o aumento da malha cicloviária da Serra que, atualmente, conta com 72 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas.
O município ainda deverá construir cerca de 113 quilômetros de ciclovias em vias existentes e outros 50 quilômetros em novas que ainda serão construídas.