A “Mostra comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória”, que tem início na próxima quarta-feira (14) e segue até domingo, promoverá sessões que apresentam um recorte do audiovisual brasileiro a partir dos filmes, de curta e longa-metragem, que foram exibidos no Festival de Cinema de Vitória ao longo dos seus 30 anos de existência, completos em 2023.
O evento, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), tem cerimônia de abertura marcada para esta quarta-feira, às 19 horas, no Sesc Glória, localizado no Centro da cidade. A programação, que está bem variada, dispões de diferentes horários de exibição dos filmes, que serão realizadas, também, em dois outros locais: no Cine Metrópolis, que fica na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Goiabeiras; e no Hotel Senac, na Ilha do Boi.
O objetivo da mostra, promovida pela Galpão Produções e o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), é fomentar o audiovisual brasileiro, estimular a formação de plateia, com sessões voltadas para públicos de todas as idades, além da formação de memória da produção cultural brasileira.
“São três décadas de Festival de Cinema de Vitória. Foram trinta anos de inúmeros desafios, tanto para nós que realizamos o festival quanto para quem produz cinema no Brasil. Mas ao mesmo tempo, foram tempos de luta, realizações e alegrias. Esse recorte, que será apresentado na Mostra Comemorativa 30 Anos, é uma prova da força do audiovisual brasileiro. Da criatividade de seus realizadores e suas equipes, que com suas produções originais, emocionantes e divertidas, contam a história do nosso país”, declarou a diretora do Festival, Lucia Caus.
Homenageado
Seguindo a tradição do evento, em 2023 o homenageado da “Mostra Comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória” é o ator Marcos Palmeira, que já atuou em mais de 40 filmes ao longo de sua trajetória.
Além de receber o homenageado, uma seleção de atores, atrizes, influenciadores e jornalistas trarão um olhar extra para a Mostra, apresentando cada dia da programação. Entre eles estão nomes como Zezé Motta, Carla Cristina Cardoso, Bel Kutner, Silvero Pereira e Alexandre Barillari.
A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento e também por meio das redes sociais Facebook e Instagram.
Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória
O público infantojuvenil também será contemplado com uma programação especial na “Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória”, com filmes que fizeram história em mais de duas décadas da janela audiovisual. As sessões voltadas para os estudantes das escolas públicas da Grande Vitória acontecem no Cine Metrópolis, na Ufes.
Na programação, que conta com a curadoria de Rosemeri Barbosa, estão seis curtas-metragens premiados com o Troféu Vitória de Melhor Filme pelo júri popular formado pelos próprios estudantes.
Os curtas que serão exibidos são: “Zen ou Não Zen? Eis a Questão”, direção coletiva; “Mãos de Vento e Olhos de Dentro”, de Susanna Lira; “As Férias de Lord Lucas”, de Tatiana Nequete; “A Ilha”, de Alê Camargo; “A Culpa é do Neymar”, de João Ademir; e “Apaixonadinho”, de Alexandre Estevanato.
Ao todo serão oito sessões gratuitas, divididas em duas exibições diárias, sempre às 09 e 14 horas. Entre as escolas municipais que recebem as ações do projeto, está a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliane Rodrigues dos Santos, da Ilha das Caieiras.
Acessibilidade
A cerimônia de abertura da “Mostra Comemorativa 30 Anos de Festival de Cinema de Vitória”, no Sesc Glória, contará com intérprete de Libras, assim como a sessão “Retrospectiva de Longas-Metragens”, que exibirá o filme “Quase Dois Irmãos”, da diretora Lucia Murat, no mesmo local.