A Prefeitura de Vila Velha montou o Centro Integrado de Atenção ao Cidadão, que começa a operar nesta quarta-feira (17), a partir das 8 horas. O espaço está localizado na areia da Praia de Itapuã, no cruzamento das avenidas Jair de Andrade e Antônio Gil Veloso, e vai reunir uma série de serviços para a comunidade.
Além de ser uma base para setor de segurança pública, vai oferecer ações de educação ambiental e saúde, a exemplo de vacinas contra influenza (gripe) e Covid-19. O cidadão poderá ainda aprender sobre o combate ao mosquito da dengue, com a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms).
Segurança
Com o objetivo de levar mais segurança para moradores e turistas, o Centro Integrado de Atenção ao Cidadão terá uma base da Guarda Municipal, integrada com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Salvamar.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, enfatizou a importância do Centro Integrado. “Queremos proporcionar aos turistas e aos moradores de Vila Velha um verão tranquilo e seguro. Esse é um ponto estratégico para oferecer apoio às equipes que atuam em toda a orla. Além disso, aqui o cidadão poderá encontrar todas as forças de segurança em um único espaço”, revelou.
A comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, destacou o compromisso em promover mais segurança. “A Guarda Municipal de Vila Velha vem atuando com a Operação Verão desde a segunda quinzena de dezembro. Os agentes estão espalhados estrategicamente em vários pontos base ao longo da extensão da orla de Vila Velha, proporcionando uma presença marcante. A Guarda Municipal intensificou as ações de patrulhamento e a fiscalização visando coibir práticas criminosas e garantir a ordem pública”, ressalta a comandante.
Agora, além das viaturas, os cidadãos poderão buscar informações ou relatar algo suspeito diretamente na base.
Vacinas
No Centro Integrado serão ofertadas vacinas contra influenza (gripe) e contra a Covid-19, inclusive o reforço da bivalente, para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde e outros grupos prioritários definidos de acordo com o Ministério da Saúde, que tenham recebido a última dose há mais de seis meses.
A oferta de vacinas será por livre demanda, ou seja, não há necessidade de agendamento, com atendimento por ordem de chegada. Para receber a imunização, o cidadão deve portar documento oficial com foto e, preferencialmente, o cartão de vacinação. A ação vai acontecer até o dia 27 de janeiro nos seguintes horários: 11 às 16h (dias úteis) e 11 às 17h (sábado).
Educação em Saúde
Quem passar pelo Centro Integrado de Atenção ao Cidadão poderá ainda aprender sobre o combate ao mosquito da dengue, com a equipe do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms).
No Centro Integrado estará montada uma exposição sobre o ciclo de vida do vetor, abordando as formas de combate e a prevenção de arboviroses – nome dado ao grupo de doenças causadas pelos arbovírus, incluindo a dengue, zika e chikungunya, que são transmitidos pelos mosquitos. Também vai ser distribuído o checklist de prevenção, com os itens que devem ser verificados na rotina de vistoria dos quintais e também dentro das residências.
A equipe do Pesms vai orientar ainda sobre prevenção, cuidados e como agir em casos de acidentes com animais peçonhentos, que são aqueles que possuem glândulas de veneno e que o injetam com facilidade por meio de dentes ocos, ferrões ou aguilhões.
Meio Ambiente
Já a Secretaria de Meio Ambiente preparou uma programação variada, com muita educação ambiental sobre a restinga, esclarecendo aos moradores, turistas e visitantes a importância da restinga e seu papel no meio ambiente, e reforçando a necessidade de cuidados com o cercamento e vegetação. Durante o evento, serão distribuídas 5 mil cartilhas educativas sobre o tema, além da realização de oficina educativa para as crianças. Além da equipe do Bem Estar Animal com muita informação sobre os cuidados com os cães e gatos que devemos ter.