Um dia cheio de entretenimento, nostalgia e diversão. A manhã deste domingo (16) foi de sol e uma grande festa de inauguração da reurbanização da Curva da Jurema.
O espaço agora é mais moderno e acessível para a permanência de pessoas, com o conceito de Rua Viva. A área total de intervenção foi de aproximadamente 16 mil metros quadrados, com investimento de R$ 4.943.000,00 em recursos próprios.
O prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, esteve presente na cerimônia e entregou mais um equipamento moderno para a população. “Muitos não acreditaram nessa jornada, na retomada da vida da Curva da Jurema. Foi uma jornada que começou em 2021, mas que valeu muito a pena. Substituímos o abandono por empreendimentos que levam vida e geram empregos para a sociedade. É muito bom ver o espaço sendo ocupado, repleto de famílias, esportistas e turistas, todos em harmonia. Esta obra é o resultado da união do povo”, completa.
A requalificação da praça que divide o estacionamento do calçadão contemplou a retirada de canteiros, troca de piso, criação de novas áreas verdes, instalação de novo mobiliário urbano e criação de novos acessos ao calçadão. Propôs também o alargamento e novo piso do calçadão e da ciclovia, criando novas áreas de paisagismo e melhorando as existentes.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi, lembrou o quão importante é esta obra para a capital. “A ocupação deste espaço público é de grande importância. A Curva da Jurema passou por grandes melhorias. Vitória é uma cidade linda por natureza, e agora conta com uma infraestrutura que contempla tamanha beleza”.
O subsecretário da Central de Serviços, João Vicente, comemorou o primeiro Parque Kids “pé na areia” da capital”. “Agradeço por fazer parte desta equipe e estar entregando um ambiente adequado para a população. A criançada poderá se divertir com segurança e adequado”, informa.
Satisfação
As reformas trouxeram de volta o brilho nos olhos dos empreendedores da praia. José Wilson tem seu restaurante na Curva há 44 anos e disse que nunca tinha visto tamanha reforma, uma mudança de verdade. “A mudança está vindo agora, depois de muitos anos. Meu fluxo de clientes vai aumentar com certeza. A obra está atraindo não só o povo de Vitória, mas também muitos turistas”.
Estacionamento
A área de estacionamento manteve as 240 vagas, incluindo vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, bem como de embarque/desembarque e carga/descarga, além de mudança no fluxo de trânsito. A geometria da rua na parte inferior do estacionamento foi elevada ao nível da calçada.
Na parte superior, o bolsão de estacionamento original teve uma nova geometria com redimensionamento das vagas, além da implantação de uma faixa elevada no seu interior que deu maior segurança aos usuários da via.
A Gerência de Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) reforçou a sinalização na ciclovia da Curva da Jurema. Foram renovados 2.190 metros quadrados em um trabalho que contou também com a recuperação do trajeto.
Uma linda área verde também foi reformulada no local, deixando-o mais atrativo para quem passa pela Avenida José Miranda Machado.
Próximo aos quiosques, na faixa de areia, foi implantado um novo Parque Kids para as crianças se divertirem e aproveitarem o local para passar o dia com suas famílias.
Programação
A programação contou com música ao vivo, competições esportivas, recreação infantil e muito mais: competição de Canoa Havaiana, Beach Tennis, atividade de Ioga e circuitos funcionais, show do Macakids, ações ambientais educativas, recreação Infantil com pipoca, algodão-doce, picolé e brinquedos recreativos.
Durante a festa, os presentes contemplaram as mudanças na Curva da Jurema e sua requalificação.
Engordamento da praia
A praia da Curva da Jurema fará parte do projeto de ampliação das faixas de areia que inclui também a Praia do Canto e a Guarderia, situadas entre o Iate Clube e o Hotel SENAC, na Ilha do Boi. Ao final das obras, a faixa de areia será ampliada de 35 metros até 65 metros a partir da atual linha da costa. O orçamento é de R$30.045.906,08, para 180 dias de obras.
A ampliação da faixa tem o objetivo de atender à demanda crescente de uso comum e conter o recuo da linha de costa, expondo a vegetação da área de lazer e as estruturas urbanas localizadas na porção ao sul da praia (enrocamento e tubulação de drenagem).
A recuperação das praias será feita com a utilização de jazidas de empréstimo no mar no total de 261 mil m³, que equivalem a 43,6 mil caminhões de 6m³. Uma draga sugará a areia de uma jazida no fundo do mar a transportará para um flutuante, de onde a areia será bombeada para a praia.
Um trator de esteira espalhará o material depositado, nivelando aterro, formando assim a nova faixa de areia. Após essa etapa, a vegetação de restinga será recuperada e novos bancos e lixeiras serão instalados.