O Natal é uma das épocas que mais aquece a economia e, nos pequenos empreendimentos, principalmente o comércio, tem movimento e vendas reforçados. É o presente para filhos, amigos e familiares ou a lembrança do Amigo X. Tudo é motivo para que as lojas nos mais variados segmentos recebam os consumidores nesta proximidade ao 25 de dezembro. E, por que não comprar na loja mais próxima de casa? Dentro do bairro ou região onde o consumidor mora? Este é o objetivo do movimento ‘Compre do Pequeno’. Em Viana, esse incentivo também se dá pelo Programa Viana Empreendedora.
O objetivo é incentivar o vianense a valorizar o comércio local, que aquece a economia e incentiva o comerciante a se manter no mercado, além de investir em seu próprio negócio. A secretária de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano Gabriela Siqueira destaca que ações como essas são indispensáveis para o micro e pequeno empreendedor. “Desde o início de 2018 realizamos ações para estimular a população a comprar dos pequenos empreendedores, pois isso estimula o comerciante a investir mais no próprio negócio”, disse.
O município tem exemplos expressivos desse estímulo ao empreendedor local. O valor já oferecido mensalmente pelo Ticket Alimentação para os funcionários da Prefeitura é direcionado para, exclusivamente, para ser utilizado dentro do município. Aliado a este instrumento, que aquece a economia e favorece aos pequenos empreendedores, o Viana Empreendedora também está junto dos MEIs de Viana por meio de capacitações, realização das Feiras do MEI e da Feira de Negócios, momentos em que eles ampliam as oportunidades de negócios e ganham ainda mais mercado.