Mais do que o glamour em meio as alegorias que decoram a avenida do Sambão do Povo, o carnaval capixaba tem um significado diferente para muitos munícipes. São aproximadamente seis meses intensos de trabalho que movimentam a economia local e geram emprego e renda dentro do próprio município. Entre os profissionais, estão: carpinteiros, eletricistas, costureiras, coreógrafos, aderecistas, soldador, entre outros.
De acordo com o presidente e intérprete da Boa Vista, Emerson Xumbrega, a escola empregou 105 profissionais diretos que trabalham desde a confecção de fantasias, até a montagem das alegorias. “Os trabalhos começam com seis meses de antecedência do carnaval. Durante todo o período, os soldadores são essenciais e trabalham do início ao fim. Outros profissionais, como o pintor, precisamos de forma gradativa. Além disso, os vendedores ambulantes também compõem uma classe de profissionais que geram renda nessa época”, destaca.
Xumbrega diz que o gasto da escola ultrapassa o valor. Somente a mão de obra custa em torno de 400 mil reais. “Este repasse realizado pela Prefeitura ajuda a custear uma parte da mão de obra e gira dentro do próprio município, já que priorizamos a contratação de profissionais daqui da cidade. Também tem a compra de materiais que é feita em estabelecimentos de Cariacica”, explica.
O movimento na economia da cidade também é realizado pela União Jovem de Itacibá. Com custos mais baixos que a Boa Vista, a União conta com aproximadamente 40 profissionais do município durante os meses de trabalho para colocar a escola na avenida. “É um investimento que a gestão faz no próprio município. A colaboração contribui para a compra dos materiais e adereços e no pagamento da mão de obra”, diz Mestre Picolé, presidente da escola.
Nascida e criada em Itaquari, Gisele Machado de Oliveira, 42, está junto a Boa Vista há 10 anos, e mesmo aos nove meses de gravidez, continua na coordenação do barracão central. “O carnaval também contribui para o sustento de muitas famílias. Quando começamos a movimentar o barracão, muitos procuram já se oferecendo para trabalhar. É uma oportunidade que existe todos os anos. Meu bebê chega na próxima segunda-feira (25), logo após o carnaval de Vitória, e se estou aqui é pelo coração e também pelas oportunidades que a escola oferece”, conta.
Neste ano, a Prefeitura de Cariacica, por meio Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) investiu o valor de 180 mil reais. Deste valor, 150 mil foram investidos para a Escola de Samba Independente de Boa Vista que desfila no grupo especial; e 30 mil reais foram repassados para a União Jovem de Itacibá, escola do grupo de acesso B.
Foto: Claudio Postay