A folia já vai começar, e está tudo preparado para que os foliões tenham total segurança durante os três dias do Carnaval de Vitória.
Foram feitas várias reuniões de planejamento entre Polícia Militar, Guarda Municipal de Vitória, Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e Liga Espirito-Santense das Escolas de Samba (Lieses) para que as atribuições de cada uma das instituições fossem definidas.
Entre policiais militares e agentes de proteção comunitária e de trânsito da Guarda, são cerca de 1,1 mil servidores que vão ficar por conta do controle de trânsito e de segurança no entorno do Sambão do Povo.
A Guarda de Trânsito fica responsável pelo controle da interdição de vias e da fluidez do trânsito. A Guarda Comunitária vai auxiliar a Polícia Militar na segurança dentro do Sambão e no entorno da festa. Os agentes particulares de segurança vão ser responsáveis pela revista dos foliões na entrada no evento.
Segurança
O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, acredita que, assim como nos outros anos, o evento não terá ocorrências e o aparato de segurança é adequado. “Por mais que a quantidade de pessoas seja grande, é um evento em que teremos o controle de quem entra, com revista para identificar se há alguém armado, proibição de objetos cortantes. Isso dá uma segurança maior do que em eventos em locais abertos”, explicou.
Efetivo
Confira o efetivo total disponível entre policiais militares, agentes de trânsito e agentes da Guarda Comunitária em cada dia:
Quinta-feira (21)
Total: 170
Sexta-feira (22)
Total: 460
Sábado (23)
Total: 470
Foto: Divulgação Semsu