O Carnaval do Centro Histórico promete muita animação. Depois dos desfiles das escolas de samba, que abriram a folia na capital capixaba, munícipes e turistas irão conferir uma série de shows, desfiles de blocos de rua e matinês carnavalescas nos quatro dias de folia.
As apresentações musicais, que acontecem entre sábado (2) e terça-feira (5), concentram-se na praça Costa Pereira. A programação segue o modelo dos últimos carnavais, trazendo novos artistas da cena capixaba, como as bandas Malacaxeta e AMMOR, e nomes já consagrados, como o Grupo Ilha.
Além disso, o capixaba Silva, um dos artistas de maior destaque na cena musical contemporânea, integra a programação com a turnê “Bloco do Silva”.
Matinês
Os pequenos foliões vão se divertir nas matinês carnavalescas. A folia mirim será itinerante e acontecerá no Parque Moscoso, em São Pedro e em Goiabeiras e contará com shows musicais, espetáculos de dança e uma série de brincadeiras.
O Parque Moscoso também será palco do bloco infantil Regionalzinho da Nair e, em Jardim Camburi, a criançada poderá curtir o bloco Tô Baby.
Blocos de rua
Este ano, 12 blocos desfilam nos quatro dias de folia. São cinco a mais do que em 2018, o que comprova o crescimento do Carnaval de rua em Vitória.
O público vai conferir desde o clássico Regional da Nair, que atrai uma multidão para a avenida Beira-Mar, além de uma série de blocos que apresentam questões ligadas à negritude (Afro Kizomba e Bekoo das Pretas) e à diversidade (Amigos da Onça e Puta Bloco).
Turismo
“Os hotéis de Vitória estão lotados para o Carnaval oficial. Os turistas estão chegando para participar do Carnaval do Centro Histórico, que também cresceu muito. São milhares de pessoas ocupando as ruas da região, onde está programada uma grande festa. E é muito mais do que uma festa popular. É o turismo da cidade de Vitória! Nosso governo investe em turismo desde o primeiro dia e somos a nona cidade como destino turístico neste verão no Brasil, à frente de Salvador, inclusive”, destacou o prefeito Luciano Rezende.
Destaque nacional
“O Carnaval de rua de Vitória tornou-se um evento de destaque nacional. Esse destaque se dá não somente pela alegria, que é a essência do capixaba, mas também pela organização, pela diversidade musical, pelo respeito ao outro, pela atenção a quem participa, tornando o ambiente algo familiar e seguro. A cidade está em festa, e essa festa é feita para todos os que amam a diversão e a cultura”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.
PROGRAMAÇÃO
PRAÇA COSTA PEREIRA
A praça Costa Pereira será palco de 12 apresentações musicais, que passam por samba, pop, axé e marchinhas, além de quatro DJ´s, que abrem a festa sempre às 15 horas e não deixam a energia do público cair nos intervalos de cada show. A programação vai sempre até as 22 horas.
Sábado (2)
No sábado (2), o axé music dos anos 90 toma conta da Costa Pereira com o “Bloco do Silva”, a partir das 20 horas. Além de canções autorais, o músico apresenta uma série de sucessos que animam vários carnavais.
Abrindo a festa, o projeto Pindorama, do DJ Gustavo Txai, apresenta uma mistura de ritmos brasileiros. A Orquestra Urbana de Vitória apresenta um repertório variado em forma de marchinha. E o Xá da Índia passeia pelo universo musical baiano para não deixar ninguém parado.
Domingo (3)
O DJ Zappie abre o segundo dia de folia. Na sequência, o samba toma conta do evento com o show de Juana Zanchetta. Depois, Emerson Xumbrega faz um passeio musical pelo universo do samba. Encerrando a noite, a Orquestra Ammor leva, no ritmo de fanfarra, clássicos do pop, rock, MPB e do Carnaval brasileiro.
Segunda-feira (4)
A DJ Fabi Rocio abre a programação do penúltimo dia de folia com música brasileira. O samba de raiz toma conta do palco com o Grupo Ilha. Depois, a mistura do Malacaxeta leva carimbó, axé, lambada e o som dançante da década de 1970 para a folia. Fechando a programação, Diego Lyra, com muito samba rock.
Terça-feira (5)
No último dia de Carnaval, o DJ Fepas leva a malemolência latina para sua discotecagem. A banda 522 abre a festa com sua mistura de alegria, descontração e samba de raiz. Na sequência, Andréa Nery vai animar a praça com uma sequência de axé music.
Encerrando a programação, do Rio de Janeiro, o bloco Afrojazz, com música brasileira, jazz, guitarra elétrica do rock e do afrobeat, passando por percussão e bateria, com os toques ancestrais dos tambores.
MATINÊS CARNAVALESCAS
As crianças e os seus familiares encontrarão diversão, brincadeiras e muita música nas matinês com o espetáculo “Respeitável Público” (da Ratimbum), que traz vários números circenses, e a “Claws Banda”, que mistura música e brincadeiras.
As apresentações acontecerão sempre das 9 às 13 horas, nestes dias e locais:
- sábado (2), na praça Dom João Batista, em São Pedro
- domingo (3) e segunda (4), no Parque Moscoso, no Centro
- terça (5), na praça Três de Maio, em Goiabeiras.
BLOCOS DE RUA
No sábado (2), o Afro Kizomba abre os desfiles de bloco no Centro, a partir das 13 horas, com concentração em frente ao Mucane. O Bloco Bleque toma a Avenida Jerônimo Monteiro a partir das 15 horas, na altura dos Correios até a Casa Porto.
No domingo (3), o Regional da Nair enche de alegria e cores a avenida Beira-Mar, no Centro, das 9 às 15 horas. Também no domingo, das 14 às 19 horas, o Puta Bloco realiza sua estreia na avenida Jerônimo Monteiro (na altura dos Correios).
Na segunda-feira (4), o Bekoo das Pretas desfila a partir das 8 horas na avenida Beira-Mar, com concentração em frente ao galpão do Porto de Vitória. Às 14 horas, o Batuqdellas desfila pelas ruas do Centro, com concentração na rua Maria Saraiva, em frente ao Bar da Zilda. Fechando os desfiles, o Bloco do Chifrudo sairá da rua do Rosário, a partir das 17 horas.
Na terça-feira (5), o bloco Amigos da Onça coloca as garras para fora e leva suas alegorias e tema felino para animar a folia no último de Carnaval. A concentração será na rua Barão de Monjardim, a partir das 14 horas.
Além dos blocos que saem no Centro, o bairro Goiabeiras recebe no sábado (2) o Bloco Carnavalesco da Comunidade de Goiabeiras, que desfila das 11 às 18 horas. Em Jardim Camburi, no domingo (3), das 16 às 20 horas, o Tô Baby promete animar a criançada. Na terça-feira (5), das 13 às 19 horas, o Piranha vs Machões agita os foliões no bairro Jabour.