Além de bicicletas tradicionais, moradores e turistas de Vila Velha também poderão contar com patinetes e bicicletas elétricas compartilhados. Isso porque a Prefeitura abriu concorrência, via licitação, para o projeto de expansão do sistema Bike VV.
De acordo com o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero, a implantação do sistema de “bicicletas elétricas será inédita no País e Vila Velha pretende consolidar esta nova alternativa de transporte para a população”.
Atualmente, o sistema oferece 200 bicicletas, espalhadas em 20 estações. Na expansão serão, no mínimo, 450 bicicletas e 45 estações distribuídas nas cinco regiões da cidade com a possibilidade de ampliar o número para 650 veículos.
“Todas as regiões da cidade serão contempladas nesta segunda fase de ampliação do Bike VV. Além disso, a tarifa do sistema de compartilhamento de Vila Velha é a menor do Brasil”, ressalta o secretário.
As empresas interessadas em operar no sistema têm até o dia 31 de maio para entregar suas propostas à Prefeitura. A segunda fase de implantação será dividida em dois semestres, após homologada da vencedora da licitação. O contrato com a Tembici, empresa que opera atualmente no município, vai até o dia 15 de dezembro deste ano.
24 horas
Outra novidade que será implantada pela empresa vencedora será a ampliação do horário da Bike VV, passando a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. Hoje, o sistema está disponível entre 5 horas da manhã e meia noite.
As empresas interessadas deverão obedecer os critérios do termo de referência. As bicicletas precisam ter seguro civil contra acidentes do usuário e terceiros, modelos de estação, dentre outras normas técnicas estabelecidas no termo.
Foto: Felix Falcão