Berço do Espírito Santo, Vila Velha vai celebrar seus 484 anos de história nesta quinta-feira (23) com o tradicional desfile cívico-militar, no Centro. Dezessete municípios capixabas serão homenageados por 27 escolas municipais durante o evento que comemora o início da Colonização do Solo Espírito-Santense.
O evento será realizado no mesmo local de 2018, na sequência das avenidas Jerônimo Monteiro e Champagnat, com o ápice na Praça Duque de Caxias, no Centro (confira a programação abaixo). Doze bandas escolares participarão do tradicional desfile, que terá como tema: “Capixaba, muitas culturas, uma história”.
“O desfile é um momento importante para a cidade e para o Estado. O evento possui grande apoio popular. Nossas 12 bandas escolares terão novos instrumentos e uniformes. Tenho convicção que a temática agradará ao público, que verá uma bela homenagem a 17 municípios capixabas”, afirmou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.
O coordenador do setor de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Peterson Castro, declarou: “Em 2019 exaltaremos a cultura capixaba, com alegorias e a temática que serão apresentadas”.
Equipes da Prefeitura de Vila Velha já estão mobilizadas para a realização do evento.
Participantes
Além dos alunos, também desfilarão: inspetores penitenciários (Secretaria de Estado da Justiça); Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); e o Grupo Escoteiro Barão do Teffé.
Transposição do fogo simbólico
Na véspera do desfile, na tarde de quarta-feira (22), será feita a transposição do fogo simbólico do Palácio Anchieta (sede do Governo do Estado) para a Prainha. O local foi onde chegou os colonos europeus, comandados pelo primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Neste período, Vila Velha torna-se a Capital do Espírito Santo.
Chuvas: Shows musicais cancelados
Ao contrário da manutenção do desfile cívico-militar, a Prefeitura de Vila Velha anunciou, neste domingo, o cancelamento dos shows musicais relativos ao 23 de Maio. O prefeito Max Filho assinou, nesta segunda-feira (20), o decreto que instituiu situação de emergência, em consequência das fortes chuvas que atingiram a Grande Vitória na sexta-feira (17) e no sábado (18).
Programação
Quarta-feira (22)
Transposição do fogo simbólico:
– 17 horas: Saída do Palácio Anchieta (Vitória)
– 18 horas: Previsão de chegada à Vila Velha, na Praça Almirante Tamandaré, Prainha.
Quinta-feira (23)
Desfile cívico-militar
– 7h50: Revista à Guarda de Honra da Polícia Militar, pelo governador Renato Casagrande, em frente à Praça Duque de Caxias, Centro
– 8h30: Início do desfile cívico militar
Fotos: Felix Falcão