Nove atletas que participam de programas de incentivo ao esporte da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) subiram ao pódio no Open Sudeste de Taekwondo, em São Paulo, no último final de semana. Quatro deles são contemplados pelo programa Bolsa Atleta e os outros cinco são alunos do Campeões de Futuro.
Entre os bolsistas, Ronaldo Coutinho garantiu medalha de ouro, competindo na categoria sub 21, até 63kg; Natally Feu foi vice-campeã da categoria feminino adulto 62kg; e Charlles Maioli e Gabriel Gobbi foram medalha de bronze nas categorias masculino adulto 74kg e juvenil 45kg, respectivamente.
Além das medalhas, o torneio ainda valia 10 pontos no ranking nacional da modalidade. Com o resultado, Ronaldo Coutinho garantiu a subida para o terceiro lugar na classificação geral. Além disso, ele segue treinando para virar líder do ranking e garantir presença no Grand Slam 2020, competição em que se forma a seleção brasileira.
“Por se tratar de um campeonato a nível nacional, tivemos bons adversários, com uma coleta muito boa de experiências. Além de que, conseguimos alcançar a maioria dos nossos objetivos. Essa medalha foi muito importante para mostrar para o Estado que o nosso trabalho está dando resultado. Mas o objetivo principal foi somar pontos para o ranking nacional e, agora, permanecer entre os primeiros para me classificar para o Grand Slam”, disse Ronaldo.
A próxima competição dos atletas será o Super Campeonato Brasileiro, nos dias 12 a 18 de agosto, no Rio de Janeiro.
Mais medalhas
Além dos quatro bolsistas, cinco outros atletas capixabas que fazem parte do projeto Campeões de Futuro, no núcleo de Domingos Martins, medalharam na competição. O projeto oferece esporte gratuito aliado à educação para crianças e adolescentes, com idade de 6 a 17 anos, com o intuito de oportunizar a prática esportiva e cultura do esporte, principalmente em áreas de vulnerabilidade social.
“Resultados assim servem de incentivo para que o Governo do Estado continue investindo, cada vez mais, no esporte e nos atletas capixabas. Temos muito orgulho de saber que bolsistas foram premiados com a ajuda de nossos programas de governo. Isso reforça a importância de se fazer um trabalho sério a frente da Secretaria”, disse o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.
Gabriele Meireles e Lucas Lutzke foram vice-campeões enquanto Gabriel Amatto, Kamilly Shneider e Luisa Eleuterio conquistaram medalhas de bronze. Todos os lutadores têm aula com o Mestre Pedro Paulo Francelino, que também é presidente da Federação Espírito-Santense de Taekwondo.
“Apesar do programa não ter uma finalidade competitiva, nosso núcleo do Campeões de Futuro conseguiu alcançar resultados muito bons e hoje é referência nacional. Todos esses atletas que estão conquistando medalhas estão trabalhando comigo há seis anos, aproximadamente. É um trabalho muito bom, que também recebe apoio da comunidade local”, disse Pedro Paulo Francelino.
No total, a delegação capixaba levou 15 atletas para o Open, 14 desses medalharam. Foram dois ouros, cinco pratas e sete bronzes. Os bons resultados podem auxiliar os atletas que não são bolsistas a pleitear o benefício do Bolsa Atleta nos próximos anos.
Bolsa Atleta
O Bolsa Atleta é um programa da Sesport de incentivo a atletas e paratletas de alto rendimento. Em 2019, o programa beneficia 117 esportistas capixabas de diversas modalidades.
Os beneficiados recebem, mensalmente, bolsas que chegam até R$ 4 mil, e são utilizadas para custeio de equipamentos, passagens aéreas e outras despesas esportivas.
Confira a lista de todos os medalhistas no Open Sudeste
Ouro
Charles de Oliveira – Master masculino 2 acima de 80 kg;
Ronaldo Coutinho – Sub 21 masculino até 63 kg;
Prata
Breno Pereira – Adulto masculino até 68 kg;
Davi Gobbi – Cadete masculino até 37 kg;
Gabriele Meireles – Cadete feminino até 44 kg;
Lucas Lutzke – Cadete masculino até 41 kg;
Natally Feu – Adulto feminino até 62 kg;
Bronze
Caio Silva – Sub 21 masculino até 54 kg;
Calebe Rodrigues – Sub 21 masculino até 58 kg;
Charlles Maioli – Adulto masculino até 74 kg;
Gabriel Amatto – Cadete masculino até 37 kg;
Gabriel Gobbi – Junior masculino até 45 kg;
Kamilly Shneider – Cadete feminino até 37 kg;
Luisa Eleuterio – Cadete feminino até 47 kg.