A reforma da Estação Ferroviária e restauro da Maria Fumaça segue a todo vapor! O local está recebendo diversas melhorias entre elas, duas novidades prometem surpreendem os vianenses e turistas que visitarem uma das atrações turísticas mais conhecidas do município: o espaço gourmet e área para apresentações culturais. A reabertura da Estação Ferroviária será no dia 16 de agosto, às 18 horas, com as apresentações da “Viana Estação Cultural”, e nos dias 17 e 18 com a exposição de carros antigos.
Além da construção do espaço gourmet a área para apresentações, a equipe realizou reparos na rede elétrica interna do local, substituiu o foro, realizou reforma nos banheiros, entre outras melhorias. De acordo com o secretário de Esporte, Cultura e Turismo Ledir Porto, o espaço está sendo modernizado para que o turismo do município seja fomentado cada vez mais. “Com a estação aberta e o passeio da Maria Fumaça em pleno funcionamento, vamos firmar Viana no cenário do turismo no Estado”, disse.
Estação Ferroviária de Viana
A Estação Ferroviária de Viana é uma viagem de volta ao tempo. Inaugurada em 12 de julho de 1895, pela Companhia Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo, é um marco para o trecho ferroviário, uma vez que foi a primeira a ser construída ao longo da via que ligava Vitória a Cachoeiro de Itapemirim. Na década de 1960, a estação passou a ser denominada Jabaeté, voltando depois ao nome original. Ela está localizada no Km 540 da linha, a uma altitude de 15 metros acima do nível do mar. A Estação fica localizada a 158 metros acima do mar e se tornou cenário para eternizar lembranças. Muitos fotógrafos, por exemplo, já clicaram belas fotos de casais apaixonados no local. A Estação faz parte do Circuito Cultural, dos Circuitos Viana.
Foto: Adeyvison Siqueira