A população de Cariacica agora conta com imunização contra sarampo nas unidades de saúde em todos os dias úteis, de segunda a sexta-feira. As salas de vacina funcionam das 7h30 às 15h30.
A vacinação acontece nas seguintes unidades: Bela Aurora, Bela Vista, Operário, Cariacica Sede, Itaquari, Itapemirim, Novo Brasil, Nova Rosa da Penha II, Oriente, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Francisco e Valparaíso.
O público-alvo são pessoas de 1 a 29 anos, que devem receber duas doses da vacina, e de 30 a 49 anos, com uma dose.
Os documentos necessários são CPF ou cartão nacional do SUS e cartão de vacina para avaliação da aplicação da dose. Se a pessoa não tiver o cartão de vacina, será iniciado um novo esquema vacinal para o cidadão.
A vacina aplicada é a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba.
Sarampo
A doença é uma infecção viral de fácil contágio. Ela acontece por contato com secreções, por exemplo, por espirro ou beijo. E é especialmente preocupante quando atinge crianças, que possuem sistema imunológico mais frágil.
Nem sempre quem contrai a doença manifesta os sintomas mais comuns. Mas quando eles aparecem, são: manchas vermelhas no corpo e no rosto, coceira, conjuntivite, febre, tosse e até infecção no ouvido.
Surto
Tradicionalmente, a tríplice viral era aplicada em dias alternados nas unidades de saúde. Mas, como o Ministério da Saúde identificou locais com surto fora do Espírito Santo, o município ampliou as ações imunização por precaução.
Não há casos confirmados de sarampo no Estado.