O velocista Paulo André quebrou um tabu de 24 anos e levou o Brasil a uma semifinal do Mundial de Atletismo nos 100m masculino, com tempo de 10s11. Ele iniciou sua trajetória no mundo das corridas na Unidade Municipal de Educação Fundamental (Umef) Prof. Rubens Gomes Vervloet (Vila Olímpica), em Soteco.
O feito ocorreu na última sexta-feira (27), no Estádio Khalifa, em Doha, no Catar, repetindo o resultado do carioca Robson Caetano em 1995. No sábado (28), o atleta de Vila Velha correu a semifinal em 10s14, ficando em quarto na sua bateria e em 12º na colocação final.
O campeão da prova foi Christian Coleman, dos Estados Unidos, com o tempo de 9s76.
Cria de Vila Velha
Paulo André Camilo de Oliveira é um talento descoberto durante a realização do Projeto “Campeões de Futuro”, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Rubens José Vervloet Gomes, conhecida como Vila Olímpica, em Soteco.
Quando começou a participar do projeto, aos 15 anos, Paulo André chamou atenção por seu talento e determinação. Seu grande incentivador, o pai e treinador Camilo, é professor de educação física da Vila Olímpica há 18 anos e também já foi velocista nos anos 80.
Hoje, no local, diversos jovens e adolescentes participam do projeto, tendo como inspiração o próprio Paulo André.