A Curva da Jurema terá nova ambiência em breve com quiosques mais bonitos para compor o belo visual da Enseada do Suá. Dez dos 18 quiosques serão reformados e ganharão acessibilidade. Além disso, o município faz a licitação para uma administração única dos quiosques por uma empresa. O edital com as regras será publicado no próximo dia 15.
Os dois quiosques próximos ao Monumento Vitória 360º serão ponto de apoio para a Guarda Municipal, guarda-vidas e até Corpo de Bombeiros, que atualmente prestam serviço nos últimos estabelecimentos, já próximo à entrada da Ilha do Boi.
“Vamos ocupar os quiosques da Curva da Jurema e tirar o espaço vazio que provoca mau uso, como a criminalidade e drogas. Eles terão uma concepção moderna, igual aos da praia de Camburi, que envolve gastronomia, cultura, lazer para as famílias”, afirmou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.
Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) , Leonardo Krohling, o novo modelo de gestão dos quiosques vai atrair mais interessados e investidores.
“A administração dos quiosques por uma única empresa permite maiores investimentos. Isso porque o empreendedor tem uma visão ampla do projeto e consegue alocar mais recursos em cada unidade. Além disso, o novo modelo traz agilidade ao poder público para fiscalizar concessão, notificações e ajustes necessários à condução do contrato”, apontou.
Os proprietários dos outros quiosques continuam com contrato vigente com o município e permanecem com o uso atual, sem modificações, até 2022.
Orla
Luciano destacou que há uma política de gestão de aproveitamento e valorização das orlas da cidade como espaços de lazer, interação social, prática de exercícios físicos e promoção de saúde.
Para garantir também a qualidade da água do mar para os banhistas, o prefeito disse que assinou com a Cesan um contrato de universalização da coleta e tratamento de esgoto na cidade para a próxima década.
Foto: André Sobral