As obras na nova avenida Vitória também se enquadram no conceito de gestão compartilhada. Os empresários que têm estabelecimentos na via propuseram à Prefeitura a criação de um novo cruzamento na avenida Jair Etienne Dessaune, que corta os bairros Bento Ferreira e Horto, e a administração acatou o pedido.
“Após o diálogo com comerciantes e moradores da região, foi batido o martelo em relação ao melhor lugar para deixar o cruzamento na avenida Vitória”, explicou o secretário executivo da Central de Serviços, Weverton Moraes.
“Quem sai da avenida Jair Etienne só poderá seguir em frente ou converter à direita para pegar a avenida Vitória. E quem quiser converter à esquerda deverá seguir em frente e contornar na rotatória”, detalhou Weverton.
“Nós temos hoje em dia uma média de 5 mil carros que circulam diariamente para o acesso ao comércio da região e, com a retirada dos acessos no meio da pista, calculamos que poderíamos ter uma perda de 30% desse público”, disse o empresário Leonardo Nader, proprietário da loja Hot Tape.
Com a revitalização da via, duas “agulhas” (acessos no meio da pista) utilizadas para retornos serão extintas. A travessia de pedestres semaforizada que fica em frente ao Mini Preço será deslocada para o novo cruzamento.
Obra
Desde a última terça-feira (12), as obras acontecem dia e noite na avenida. As máquinas trabalham sem parar, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
As faixas de rolamento pesado (pistas) à direita da avenida, nos dois sentidos, serão em concreto. Essa pavimentação concretada eliminará o problema da deformação que a frenagem e arranque dos veículos provocam no pavimento flexível (asfalto), como buracos e trilhos de roda.
Será feito também o recapeamento asfáltico nas demais pistas, com reparos profundos na base e sub-base, quando necessário.
Além disso, o canteiro central ganhará canteiro central. As árvores do local serão mantidas, saindo apenas peças de paisagismo e árvores fora do alinhamento, que serão replantadas.
No total, serão recapeados 2,6 km da nova avenida Vitória, que vai da Curva do Saldanha, no Forte São João, até o início da avenida César Hilal, em Bento Ferreira. Para a obra, serão investidos cerca de R$ 20 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
Foto: Flávio Almeida