Já chegaram também os primeiros equipamentos dos agentes como pistola elétrica, gás de pimenta e demais instrumentos não letais.
A Guarda Municipal já é uma realidade em Viana! As viaturas já chegaram e os alunos da Guarda estão em formação para iniciar os trabalhos no mês de maio. Além disso, já chegaram também os primeiros equipamentos dos agentes como pistola elétrica, gás de pimenta, e demais instrumentos não letais. A Prefeitura segue com processo para aquisição de armas de fogo para a guarda.
Os futuros Guardas Municipais de Viana deram início ao curso de formação no início do mês de novembro. A formação está sendo ministrada por meio da Academia de Formação da Guarda, da Secretaria de Segurança Urbana de Vitória. O curso, que tem 899 horas, está sendo realizado no Complexo Esportivo Tancredo de Almeida Neves, com formação em maio de 2020.
Na grade de formação, os futuros guardas municipais aprendem técnicas de defesa pessoal e emprego de equipamentos menos letais. Além disso, terão prática com armas de fogo, já que o serviço será armado, de acordo com as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os agentes também atuarão no trânsito e terão uma carga horária específica de mais 200 horas de treinamento com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ao final da formação, os alunos passarão por um estágio prático sob supervisão da Guarda Municipal de Vitória.
“Nossa Guarda Municipal já é uma realidade! Nossas viaturas já chegaram e nossos alunos da Guarda estão no processo de treinamento. A meta é que em maio a Guarda já esteja atuando em Viana, armada como a de Vitória. Vamos atuar muito no horário do dia para que dê sensação de segurança à população. Vamos ter viaturas rodando em áreas comerciais. Vai melhorar muito a segurança da cidade”, ressaltou o prefeito Gilson Daniel.