Em decorrência da restrição do funcionamento dos estabelecimentos não essenciais e o isolamento social por causa do coronavírus, a Guarda Municipal vai intensificar o patrulhamento para a prevenção de arrombamentos e crimes patrimoniais no município.
De acordo com o novo planejamento estratégico para o enfrentamento da violência urbana, a atuação das equipes operacionais será concentrada nos locais com a maior incidência dos crimes patrimoniais nas várias regiões da cidade. Até as escalas dos agentes da Guarda Municipal foram readequadas para aumentar a eficiência do patrulhamento ostensivo, principalmente no horário noturno.
Na madrugada do último sábado (28), uma equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal flagrou indivíduos no interior de uma grande rede de lojas, localizada no Centro. Os indivíduos foram apresentados na 2ª Delegacia Regional. No dia seguinte, outra loja da mesma rede, na Glória, também foi alvo de arrombamento. Os polos comerciais serão priorizados pelo patrulhamento preventivo da Guarda Municipal.
“O cenário exige atenção. Por isso, vamos modificar as escalas dos agentes para adequá-las às novas demandas de proteção às pessoas em suas residências no período noturno e atenção aos estabelecimentos comerciais alvos de arrombamentos”, assegurou o secretário de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Júnior.
E continuou: “Estamos vivendo uma situação atípica e de calamidade pública. Por isso a paciência, a união e a resiliência são extremamente necessárias”, destacou Emmerich. A Guarda Municipal registra, em média, mais de 800 ocorrências mensais de natureza policial e também de trânsito, além de outros atendimentos diversos.