Para prevenir a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Vila Velha adotou várias medidas preventivas para restringir o fluxo de pessoas na orla, em praças e no Morro do Moreno. Para isso, serão instaladas barreiras físicas ao longo do calçadão entre Praia da Costa e Itaparica. O acesso da população ao Morro do Moreno também sofrerá restrições, além do reforço da fiscalização com a criação do Disk Aglomeração.
A previsão é de que sejam instaladas, até a próxima sexta-feira (8), pelo menos três pontos de bloqueio no calçadão com a colocação de barreiras de concreto, do tipo New Jersey, onde várias equipes de guarda-vidas, com o apoio de Guarda Municipal, vão se revezar entre as 7 horas e 22 horas.
As equipes vão orientar as pessoas sobre a restrição da permanência no próprio calçadão, praias e outros locais públicos. O trabalho será reforçado com a circulação de carros de som propagando mensagens para conscientizar a todos sobre a necessidade do isolamento social.
As medidas para ampliar ainda mais as ações de enfrentamento à pandemia de Coronavírus constam no Decreto Municipal nº 42/2020, assinado pelo prefeito Max Filho e publicado nesta terça-feira (5) no Diário Oficial do Município, no qual ficou estabelecido diversas ações para conter o avanço e prevenir o contágio da doença.
Entre as ações estabelecidas pelo Decreto também está a criação do Disk Aglomeração pelos telefones 162 da Ouvidoria e o 3219-9929 da Guarda Municipal. A intenção é restringir a permanência de pessoas em praças, quadras desportivas, parques urbanos e unidades de conservação ambiental. A orientação é para que os cidadãos só saiam de casa em situações de extrema necessidade.
“A iniciativa objetiva desestimular ao máximo as pessoas a utilizarem as praias, os calçadões da orla, além de outros espaços públicos. A medida é apenas restritiva e não tem nenhum caráter proibitivo e punitivo”, explicou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior.
O texto do Decreto também ratifica a recomendação de utilização de máscara por parte da população em vias públicas, transporte coletivo, e ainda, no interior de estabelecimentos comerciais, com o objetivo de diminuir a possibilidade de contaminação por coronavírus. Também traz normativas sobre a realização de cultos religiosos na modalidade drive-in, no Parque da Prainha, cerimônia de velórios e sepultamentos, entre outras recomendações.
Foto: Felix Falcao