Com a Copa do Mundo, durante um mês o mundo vira os seus holofotes para a Rússia. No entanto, além do show de entretenimento que ocorre nos gramados do maior país em dimensões geográficas do mundo, a Rússia tem uma história e cultura que vão muito além do que acontece dentro das quatro linhas. Quem estiver de passagem no país ou pretende viajar para lá no futuro tem um leque gigantesco de lugares imperdíveis para conhecer.
O turismo começa no metrô moscovita
Moscou é a porta de entrada no país da Copa e uma das cidades que mais recebem voos no leste europeu — portanto, se você pousar na Rússia é provável que a cidade destino seja lá. E a cartilha de lugares imperdíveis começa por lá.
Além dos tradicionais pontos turísticos para conhecer na capital, como Praça Vermelha e Kremlin, Moscou também é uma cidade que abriga um dos mais belos metrôs do mundo. É até estranho afirmar isso tendo em conta a realidade brasileira nada agradável na maioria estações das grandes cidades, mas por lá o metrô é um lugar para tirar fotos e admirar o trabalho arquitetônico.
As paredes pintadas, os gigantescos lustres e a ótima iluminação são os destaques. Também conhecido como “palácio subterrâneo”, as estações do metrô de Moscou são imperdíveis e a mobilidade urbana realmente funciona.
O histórico Golden Ring
Um conjunto de regiões históricas no passado russo, o Golden Ring é importante para a preservação do passado do país e adequado para receber os visitantes — porém, não espere muitas coisas em inglês pois é difícil encontrar placas traduzidas até mesmo na capital.