Procon da Serra orienta consumidores em época de quarentena

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O Procon da Serra é o órgão aliado do consumidor e que atua para garantir relações saudáveis de consumo e que não haja nenhum desrespeito ao estabelecido no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mesmo neste momento de pandemia e de atendimentos presenciais suspensos, existem alternativas de atendimento para o morador que precisar de ajuda, de realizar denúncias ou de registrar reclamações contra prestadores de serviços ou vendedores de produtos.

Para orientações, informações e denúncias, a equipe do Procon da Serra presta o serviço de segunda a sexta, de 8 às 17 horas pelos telefones 3252-7243/ 3252-7242 / 3252-7295 / 3252-7298 e também pelos emails procon@serra.es.gov.br / fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br. 

A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, explica que, neste momento, principalmente, os consumidores estão sendo orientados a também entrar em contato com as lojas e empresas pelos canais de atendimento (telefone, email e site), para relatarem suas situações e problemas e checarem se soluções serão apresentadas. Em algumas situações, o consumidor pode ficar satisfeito e ter seu problema resolvido em contato direto com a empresa. 

“O Procon da Serra está ouvindo os casos dos consumidores, ajudando, orientando e explicando o passo a passo de como registrar a denúncia, caso eles não consigam acordo com a empresa. Neste momento, não estamos realizando registro de reclamação no Procon da Serra, mas estamos buscando outro canal para essa finalidade”, explicou Nívia.

Como registrar denúncia?

No site consumidor.gov.br, o consumidor consegue realizar um cadastro e registrar reclamação contra empresas que atuem a nível nacional. “Como esse site é para todo o país, estão cadastradas apenas empresas e lojas de abrangência nacional, para as quais o consumidor consegue fazer contato e efetivar sua reclamação”, disse a diretora.

Caso a insatisfação e o problema sejam com empresas atuantes apenas no Espírito Santo ou a nível local, o Procon da Serra orienta que os moradores entrem em contato com o Procon Estadual pelo telefone 151 ou pelo aplicativo do órgão (Procon ES), canais que também recebem e registram reclamações.

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