Procon realiza atendimento via telefone na quarentena

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Os atendimentos presenciais no Procon da Serra continuam suspensos para a segurança e preservação da saúde de todos diante da pandemia do coronavírus. Mas, a equipe está atendendo os consumidores por telefone e email, dando orientações, tirando dúvidas, recebendo denúncias e até registrando reclamações.

Os canais de contato com o Procon da Serra são os telefones 3252-7243/ 3252-7242 / 3252-7295 / 3252-7298 e os emails procon@serra.es.gov.br/ fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br. O atendimento acontece de segunda a sexta, de 8 às 17 horas.

A diretora do Procon da Serra, Nivia Passos, disse que durante todo este tempo de pandemia, os atendimentos foram mantidos para auxiliar os consumidores, porém adaptados por telefone e e-mail. A partir de agora, de acordo com ela, também será possível registrar a reclamação, pois os atendentes estão com acesso ao sistema.

Nivia explica que se a loja ou empresa reclamada estiver cadastrada no sistema Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) os atendentes fazem o registro da reclamação. Se não estiver, o consumidor recebe todas as orientações e ajuda para fazer o registro no site consumidor.gov ou com o Procon Estadual.

A orientação do Procon da Serra é que os consumidores também tentem entrar em contato com as lojas e empresas pelos canais de atendimento (telefone, email e site), para relatarem suas situações e problemas e checarem se soluções serão apresentadas. Em algumas situações, o consumidor pode ficar satisfeito e ter seu problema resolvido em contato direto com a empresa.  “Mas caso ele não receba retorno ou não fique satisfeito, deve procurar o Procon da Serra que estamos atendendo, ajudando e cadastrando as reclamações para buscar a garantia dos direitos”, disse Nívia.

Os consumidores recebem a ligação dos atendentes do Procon, que informam o andamento e as respostas das empresas reclamadas. “Nós estamos ligando para os consumidores para dar retorno, informar as respostas das empresas reclamadas e dar as orientações necessárias. Ou até mesmo o consumidor pode nos ligar ou mandar email ao final do prazo para informações e respostas”, informou. 

Quando não há acordo, as partes são encaminhadas para audiência. “As audiências estão suspensas. Assim que a situação se normalizar, será possível marcar datas para realizá-las e os consumidores serão informados”, afirmou Nívia. 

Como registrar denúncia?

No site consumidor.gov.br, o consumidor consegue realizar um cadastro e registrar reclamação contra empresas que atuem a nível nacional. “Como esse site é para todo o país, estão cadastradas apenas empresas e lojas de abrangência nacional, para as quais o consumidor consegue fazer contato e efetivar sua reclamação”, disse a diretora.

Caso a insatisfação e o problema sejam com empresas atuantes apenas no Espírito Santo ou a nível local, o Procon da Serra orienta que os moradores entrem em contato com o Procon Estadual pelo telefone 151 ou pelo aplicativo do órgão (Procon ES), canais que também recebem e registram reclamações.

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