Os 18 parques da cidade de Vitória voltarão a funcionar a partir desta segunda-feira (20), em horário especial das 6h às 16h, conforme determina o protocolo estabelecido pelo Governo Estadual, divulgado neste sábado. Dos 18 parques, 10 são urbanos e oito naturais, e o funcionamento será de segunda a sexta-feira.
Serão permitidas atividades de caminhada, corrida, trilha, ciclismo e exercícios individuais (conforme a estrutura de cada parque), desde que os usuários respeitem o distanciamento social e o uso de máscaras.
O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, ressaltou que essa é uma notícia muito esperada, desde o início da pandemia em março. “A nossa cidade passou do risco alto para o risco médio. Isso nos dá a oportunidade de reiniciarmos algumas atividades na cidade, mas também a responsabilidade, a corresponsabilidade de continuarmos usando máscara, lavando as mãos com água e sabão, usando álcool em gel, não aglomerando nos parques, ficando à distância, cada núcleo familiar ficando à distância de outro núcleo familiar pra que a gente possa manter a cidade no risco médio e ir até pro risco baixo”, ponderou ele.
E completou: “Então, vamos pra uma nova etapa e agora dependendo mais uma vez da cooperação de todos. Nós estamos muito felizes, mas é um momento em que nós precisamos de fazer tudo certo pra manter o nível de atividade que a gente reinicia agora, de parques e também de comércio todos os dias. À exceção dos finais de semana que ainda nós vamos observar o desenrolar da pandemia pra poder deliberar sobre os fins de semana também”, disse Luciano.
A Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) irá providenciar a demarcação sobre áreas de gramados e espaços de permanência, como a delimitação de ilhas (círculos desenhados no chão) a serem ocupadas pelos visitantes em situação de repouso ou realização de exercícios individuais, de forma a garantir o espaçamento seguro entre os usuários.
“Os vigilantes e funcionários dos parques irão fazer o controle, o monitoramento e a orientação dos visitantes e usuários neste primeiro momento, no seu retorno, até as pessoas se adaptarem às novas regras”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho.
A Semmam e a Central de Serviços de Vitória também deverão reforçar a limpeza e higienização geral com hipoclorito de sódio 1,0% a 2,5% ou álcool 70% nas áreas de apoio ao funcionamento, tais como sanitários, portarias, quiosques de informações, no mínimo, antes do início e a cada três horas de funcionamento do parque.
A Semmam, segundo Ademir Barbosa, também irá afixar, em diferentes pontos dos parques, em locais de destaque, cartazes de orientação aos colaboradores e usuários sobre as novas regras de funcionamento e as medidas que devem ser adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Caso haja restaurantes ou lanchonetes no parque, eles deverão observar horário de funcionamento, protocolos de higiene, distância de 2 metros entre as mesas e distância de pelo menos 1,5 metro em filas para atendimentos. A Vigilância Sanitária (Visa) e a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) irão fiscalizar esses estabelecimentos rotineiramente.
“É imprescindível que a população permaneça adotando todas as medidas orientativas de distanciamento social evitando aglomerações, mantendo a higienização correta das mãos e uso de máscara para que possamos continuar interrompendo a cadeia de transmissão do vírus. Não podemos colocar em risco os ganhos que tivemos até o momento”, orientou a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.
Espaços liberados de segunda a sexta-feira, de 6h às 16h, somente para atividades individuais sem aglomeração
Também estarão liberados no mesmo horário e com as mesmas regras o Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão) e o Centro Esportivo de Goiabeiras.
Os projetos Tamar e o Baleia Jubarte, ambos instalados na Praça do Papa, também voltarão a receber visitantes com as mesmas regras de funcionamento dos parques.
Já os calçadões e as areias das praias da capital poderão ser usados também somente para atividades individuais, ou seja, não para esportes coletivos. Os usuários desses espaços, principalmente os que utilizam os calçadões, deverão respeitar as regras e evitar aglomerações, praticando apenas atividades individuais e usando máscaras.
Parques urbanos
-Parque Barreiros
-Parque Pianista Manolo Cabral
-Horto de Maruípe
-Parque Padre Alfonso Pastore
-Parque Moscoso
-Pedra da Cebola
-Atlântica Parque
-Parque Barão de Monjardim
-Parque Municipal de Mangue Seco
-Centro de Esportes e Lazer Eucalipto
Parques naturais
-Refúgio da Vida Silvestre da Mata Paludosa (Projeto Caiman)
-Parque da Fonte Grande
-Parque da Gruta da Onça (em obras, ficará fechada até sua conclusão, prevista para dezembro)
-Parque Chácara Von Schilgen
-Parque de Tabuazeiro
-Parque Pedra dos Dois Olhos
-Refúgio da Vida Silvestre de Fradinhos
-Parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes
Regras de funcionamento e obrigações
• Funcionamento de segunda à sexta das 6h até as 16h, limitado a 50% da capacidade de lotação.
• Obrigatório uso de máscaras por visitantes e colaboradores.
• Permitidas atividades de caminhada, corrida, trilha e ciclismo e exercícios individuais (conforme a estrutura de cada parque), desde que os usuários respeitem o distanciamento social e o uso de máscaras.
Não será permitido
• Prática de esportes coletivos, com sinalização de restrição acesso às quadras e campos.
• Uso de equipamentos de ginástica, com sinalização de restrição acesso aos mesmos.
• Uso de parquinhos infantis, com sinalização de restrição acesso aos mesmos.
• Realização de eventos.
• Uso de bebedouros de pressão.
Regras e recomendações para usuáriosEGRAS E RECOMENDAÇÕES PARA USUÁRIOS
• Usar máscara.
• Manter pelo menos 1,5 metro de distância em relação aos colaboradores e usuários do parque.
• Pessoas que se enquadrem nos parâmetros de Grupo de Risco, devem evitar acesso ou escolher acessar o parque em horários de menor lotação.
• Não frequentar os parques em casos de sintomas de síndromes gripais ou contato com pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19 até que se encerre o período de quarentena recomendado.
• Levar seu próprio recipiente com água.
• Dispor de álcool e/ou álcool gel 70º para realizar a higienização das mãos com frequência e evitar tocar nos olhos, nariz e boca.