A Ford registrou uma patente para uma jaqueta inteligente que orienta o ciclista a encontrar os melhores caminhos no trânsito. Desenvolvida por um grupo de funcionários do escritório de inovação Ford Smart Mobility em Londres, a Smart Jacket também recorre a um aplicativo para gerar sinais luminosos, sonoros e táteis, tornando a viagem mais segura, diz a Ford.
O wearable, em fase de protótipo, ainda permite ao ciclista atender chamadas, receber mensagens e instruções de navegação sem precisar tirar as mãos do guidão ou olhar para a tela do celular, usando interfaces sonoras e táteis.
Luzes de LED nas mangas se acendem automaticamente quando o ciclista levanta o braço para avisar que vai virar à direita ou à esquerda, além de luz de freio. Já o aplicativo de navegação, conectado sem fio a um smartphone, gera uma vibração na manga correspondente para indicar a direção a seguir, selecionando rotas que evitam ruas movimentadas e cruzamentos.
Os fones de ouvido que acompanham a jaqueta recorrem a uma tecnologia inovadora para transmitir o som por meio de vibração nos ossos da face, deixando a orelha livre para captar os demais sons do ambiente. Outros recursos em desenvolvimento incluem o acesso a chamadas e mensagens por meio de gestos e comandos de voz para uso em serviços comerciais de entrega.
Por que isso importa
Pode soar um contrassenso a Ford, uma montadora de carros, propor uma jaqueta inteligente para ciclistas. Mas a companhia tem adotado uma série de projetos que compõem a sua visão para o futuro da mobilidade, incluindo aí bicicletas elétricas inteligentes e outros veículos individuais.
Segundo a própria Ford, a equipe de ciclistas que desenvolveu a jaqueta inteligente tem como foco de trabalho o desafio da “última milha” – como é chamado o último trecho do deslocamento de pessoas, mercadorias e serviços em centros urbanos congestionados, que geralmente envolve maior complexidade e custos. O projeto também faz parte da campanha “Compartilhe a Estrada”, apoiada pela Ford, para promover a harmonia entre motoristas e ciclistas.
A jaqueta foi desenvolvida junto com especialistas em roupas para ciclistas da Lumo e pesquisadores em softwares de mobilidade da Tome. Segundo a Ford, a jaqueta inteligente é um exemplo do enfoque colaborativo adotado pela companhia para a inovação.
“Na Ford, queremos ajudar a tornar a mobilidade nas cidades mais segura, confiável e livre, tanto para as pessoas como para os produtos”, diz Tom Thompson, líder do projeto da equipe Ford Smart Mobility. “O protótipo da jaqueta inteligente nos ajuda a entender melhor como os diferentes usuários do ecossistema urbano – ciclistas, carros e pedestres – podem coexistir com a aplicação de tecnologias inteligentes, gerando aprendizado para futuros projetos.”