Empresa capixaba de vinho estreia na Bolsa

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A loja virtual de vinhos Wine definiu entre R$ 8,50 e R$ 10,50 a faixa indicativa de preços na sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Considerando o meio da faixa indicativa, de R$ 9,50, e o número de 73.700.000 ações da oferta base, a operação pode movimentar R$ 700,150 milhões.

Há ainda possibilidade de um lote adicional de até 20%, ou 14.740.000 ações, e suplementar de até 15%, ou 11.055.000 ações. Nesse caso, ainda considerando o meio da faixa indicativa, a oferta total subiria para R$ 945,202 milhões.

A oferta base será primária, quando os recursos vão para o caixa da empresa (57.700.000 ações, ou R$ 548,150 milhões considerando o meio da faixa indicativa); e secundária, quando acionistas atuais vendem parte de suas fatias (16.000.000 ações, ou R$ 152,000 milhões).

A precificação do IPO deve ocorrer no dia 4 de novembro. A companhia será negociada no Novo Mercado da B3 sob o ticker ‘WNBR3’.

Os principais acionistas vendedores são a gestora Península, que tem 40,96% e pode cair para até 12,34%, se forem exercidos os lotes adicional e suplementar; Orbeat Som e Imagem, que também tem 40,96% e pode cair para 12,34%; e Rogério Salume, que tem 9,02% e pode cair para 1,80%. A Orbeat é controlada pela família Sirotsky e a gestora EB Capital.

A companhia opera através de um modelo direto ao consumidor e uma plataforma omnicanal abrangente, incluindo assinatura, e-commerce (via Wine e Vinho Fácil), B2B (tanto no mercado on-trade, que contempla bares, restaurantes e hotéis, quanto no mercado off-trade, representado por supermercados, quiosques e lojas de varejo), lojas físicas e eventos.

No primeiro semestre deste ano, teve receita de R$ 146,335 milhões, com crescimento anual de 26,4%. O lucro foi de R$ 70,041 milhões, com expansão de 27,9%.
As compras realizadas pelos sócios representam 78,6% da receita, dos quais 41,7% se referem aos pedidos do Clube Wine e 36,9% a compras adicionais que os sócios fizeram no e-commerce. A companhia aponta que o brasileiro ainda é “iniciante” no consumo de vinho, com uma média de 2 litros por pessoa em 2018, antes 12 litros nos Estados Unidos, 25 litros na Argentina, 50 litros na França e 62 litros em Portugal.

Os recursos da oferta primária serão destinados para investimentos em tecnologia (8,33%), em marketing (13,33%), em logística (11,67%), expansão de lojas físicas (8,33%) e aquisições (58,3%).

A operação é coordenada por Itaú BBA, Bank of America, XP, BTG e ABC Brasil

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