Uma cidade mais inclusiva. Essa é a proposta do projeto “Praia Acessível”, que está de volta a partir desta quinta-feira (18), às 8 horas, na praia da Curva da Jurema.
A ação tem por objetivo garantir o banho de mar assistido das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por meio de cadeiras anfíbias, que não afundam na areia e são flutuantes. A altura do equipamento permite ao usuário contato direto com a água do mar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp), o projeto estará disponível todas as quintas e sextas-feiras, das 8 às 13 horas.
“Entendemos que, mesmo em um momento de pandemia, há a necessidade da retomada do atendimento que proporciona lazer e a oportunidade da prática de atividades físicas para esse público, que é uma das prioridades da Prefeitura”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Sandro Parrini.
O projeto dispõe de 20 novas cadeiras anfíbias, porém, neste primeiro momento, o número está reduzido devido à pandemia.
“Nesta etapa inicial, em que o distanciamento social e os cuidados para prevenção e combate ao coronavírus são indispensáveis, disponibilizaremos quatro cadeiras. Além disso, o uso de álcool em gel e de máscaras é obrigatório durante as atividades, podendo a máscara ser retirada apenas no momento de entrada no mar”, explicou a coordenadora do projeto, Tainá Pereira Gusmão.
Estrutura
Uma base para abrigo de materiais, uma rampa de acesso e uma tenda com profissionais da Prefeitura, instalada na altura da praia da Guarderia, reforçam a estrutura de atendimento do “Praia Acessível” de forma segura e eficiente.
“Serão cinco profissionais, três instrutores e dois guarda-vidas auxiliando e orientando os usuários para que todos desfrutem do lazer de forma segura”, completou Parrini.
Preparação
Durante o mês de janeiro, foram feitas a limpeza da areia da praia da região, a fim de minimizar possíveis riscos à saúde, e, também, a reforma na casa que serve de base, onde são guardados todos os materiais do projeto.