Boa notícia para quem busca saúde e qualidade de vida! Fechadas desde a segunda quinzena de março deste ano, as academias populares de Vitória reabrirão nesta próxima quinta-feira (6).
Dos 10 espaços espalhados pela capital, oito voltarão a funcionar: São Pedro, Santo Antônio, Resistência, Tabuazeiro, Santa Martha, Itararé, Goiabeiras e Ilha de Santa Maria.
A academia do Horto de Maruípe e a da Praça Saudável, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves (Tancredão), permanecerão fechadas.
Decreto
As academias populares estavam fechadas devido ao decreto nº 4838-R, de 17 de março de 2021, do Governo do Estado, por conta do alto índice de contaminação de pessoas na fase mais grave da pandemia do coronavírus.
Protocolos
Para garantir a segurança dos alunos e professores e evitar a disseminação do vírus, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) vai adotar algumas medidas. Ainda não serão realizadas aulas em grupo e somente alunos já matriculados poderão utilizar as instalações.
Para que não haja aglomeração, haverá limite de um aluno para cada 15 metros quadrados, conforme a portaria nº 013-R, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para a atual classificação de risco. Essa quantidade varia conforme a academia, podendo ser de 7 a 10 pessoas por horário.
Não será preciso realizar o agendamento, porém, caso o espaço esteja com a lotação estipulada completa, será necessário que o usuário aguarde ou retorne em outro horário.
“Cada espaço poderá ser usado pelos alunos seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias neste momento de pandemia. Os professores estarão em seus postos de trabalho para orientação e acompanhamento”, afirmou o titular da Semesp, Sandro Parrini.
Horários
São Pedro, Santo Antônio, Santa Martha, Itararé e Ilha de Santa Maria
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 6 às 10 horas e das 17 às 21 horas
Goiabeiras e Tabuazeiro
De segunda a sexta, das 6 às 10 horas e das 18 às 22 horas
Resistência
De segunda a sexta, das 6 às 10 horas e das 17 às 20 horas
Foto: Leonardo Silveira