O bairro Planalto Serrano vai ganhar um posto da Guarda Municipal da Serra. A informação é do prefeito Sérgio Vidigal e visa reforçar as ações de combate à violência na região, especialmente o tráfico de drogas.
Os trabalhos da Prefeitura, em conjunto com os demais poderes, têm ajudado na redução da criminalidade no município da Serra. A redução total foi de 42%. Foi o segundo município do Estado que mais reduziu este índice.
A instalação da unidade de patrulhamento em Planalto Serrano é uma atividade para que a Serra deixe de figurar entre os municípios com média maior de mortes violentas do que os demais brasileiros. O projeto, tocado pela secretaria de Obras será iniciado na segunda-feira (19).
“Essa é uma das ações implementadas em Planalto Serrano para devolver a tranquilidade aos moradores do bairro. A população é ordeira e tranquila e precisa ter a garantia do ir e vir no bairro. Estamos investindo em saúde, educação e qualificação, mas é importante mostrar a presença da prefeitura para garantir a segurança. Estamos reformando a praça e garantindo que ali tenha um posto da Guarda”, afirmou o prefeito Sergio Vidigal.
De janeiro a junho, Planalto Serrano somou cinco homicídios. De acordo com o secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra, o patrulhamento da Guarda Municipal na região foi reforçado. “Continuamos intensificando o patrulhamento. Na praça do Bloco A temos uma viatura de apoio permanente”, disse.
As reduções constantes observadas na Serra são resultado de um longo trabalho de estruturação social e criação de oportunidades para o serrano.
No que cabe a municipalidade, a Serra aumentou o efetivo da Guarda, que desde janeiro foi acrescido em 60%, além da aquisição de novas armas, coletes e demais equipamentos. Isso contribuiu para reduzir em 16,7% o índice de roubos a estabelecimentos comerciais, além de 25,5% os roubos a pessoas em vias públicas no comparativo com o mesmo período de 2020.
A vigilância também foi reforçada com a instalação de 94 novas câmeras no videomonitoramento, chegando a 120 no total. O Cerco Eletrônico da Serra também já tem os pontos de instalação mapeados e licitação encaminhada. Após a instalação, as imagens serão compartilhadas com a Secretaria de Estado de Segurança.