A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), está desenvolvendo ação para amenizar agravos causados pela baixa temperatura na população em situação de rua. Diariamente, todas as tardes, são atendidas com alimentação cerca de 20 pessoas.
De acordo com documento orientador, emitido pelo Ministério da Cidadania, as ações acontecem para enfrentar as situações decorrentes ao frio e a queda de temperatura prevista para algumas regiões do país nos próximos dias. O documento prevê ainda que, as ações socioassistenciais se direcionam ao conjunto de pessoas que estejam mais vulnerabilizadas às consequências do frio, por exemplo, população em situação de rua.
O município de Anchieta iniciou desde o início do mês, na sede do Creas, distribuição de refeição (caldo ou sopa) para a população em situação de rua, assim como a entrega de cobertores. Nos feriados e finais de semana a ação ocorre na Praça dos Imigrantes, no bairro Porto de Cima.