Está aberta a temporada 2019 de observação de baleias jubarte no litoral capixaba. A primeira saída turística para avistamento dos mamíferos acontece neste sábado (29), com duas embarcações regulamentadas pela Capitania dos Portos que apresentam condições perfeitas para navegação e obedecem todas as normas de segurança da Marinha do Brasil.
O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória, Leonardo Krohling, destaca que durante todo o mês de junho foram realizadas capacitações de profissionais da cadeia produtiva do turismo e que, até o momento, apenas as embarcações Mar de Abrolhos e Armando estão cadastradas para uso das áreas públicas de embarque e desembarque de passageiros de caráter turístico.
“As duas embarcações estão em conformidade com os decretos nº 17.234/2017 e nº 17.454/2018. Os mestres de embarcações e os profissionais que vão operar no setor foram capacitadas para que a população e os turistas tenham a sensação real de segurança para fazer o percurso e o avistamento das baleias, sempre respeitando o ambiente marinho e a preservação da espécie”, disse.
A temporada 2019 de observação da baleia jubarte vai até a segunda quinzena de outubro. Ao longo desse período, cerca de 25 mil baleias devem passar pelo litoral capixaba para reproduzirem e amamentarem seus filhotes.
Passeios
Os passeios acontecem aos finais de semana e feriados, exceto quando as condições meteorológicas não permitirem o embarque. Famosas pelos seus saltos, as espécies podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância da costa da capital. O percurso até o local de observação dura, em média, cinco horas (entre ida e volta), com até três horas para contemplação das espécies.
Segundo dados do Observatório do Turismo da PMV/Instituto Ecomares, na temporada de 2018, entre os meses de junho e novembro, 893 turistas, a bordo de 38 expedições, tiveram a oportunidade de observar as baleias que visitaram o litoral capixaba. Durante o período, foram realizadas oito expedições de pesquisa e monitoramento, com média de avistamento de 10 baleias por embarque.
Recomendações no embarque
Segundo o presidente do Instituto O Canal e coordenador do projeto Amigos da Jubarte, Sandro Firmino, no momento do embarque são repassadas orientações para o turista aproveitar melhor o passeio e os procedimentos que a serem seguidos caso se sinta mal.
“Além das recomendações, um material de ‘Guia de Vida Marinha’ é entregue ao passageiro no ato do embarque que mostra, por meio de imagens registradas pela equipe de pesquisa Jubarte-Lab, que além dos cetáceos baleias e golfinhos, é possível avistar tartarugas e aves marinhas como o albatroz, trinta réis e outros frequentes na nossa costa”, afirma.
O presidente do Instituto Baleia Jubarte (IBJ) destaca que em todas as saídas contarão com a presença de pesquisadores do projeto. “Os turistas serão recebidos pelas operadoras e pela equipe do Projeto Baleia Jubarte para conhecerem melhor as baleias e serem informados sobre as normas de avistagem, navegação e segurança. Essas informações prévias ao embarque são essenciais para garantir uma experiência rica e segura aos turistas”, garante.
Fortalecimento
A gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Serviços do Sebrae/ES, Renata Vescovi, destaca a importância da organização do setor para que a atividade seja realizada de forma sustentável e capaz de gerar negócios sólidos.
“O Sebrae tem apoiado as ações que visam a capacitação de todos os atores envolvidos na atividade. Neste sentido, a intenção é envolver mais agências de turismo e receptivo, promovendo o fortalecimento de toda cadeia produtiva que tem se estruturado em torno do turismo de observação de baleias”, disse
Protagonismo
O secretário de Estado de Turismo, Dorval de Assis Uliana, destaca o protagonismo de Vitória no turismo de observação de baleias. “Trata-se de um grande ativo, capaz de gerar emprego e renda para diversos segmentos econômicos. É louvável o protagonismo da Prefeitura de Vitória na articulação com todos os agentes produtivos envolvidos, fazendo com que a atividade seja bem-sucedida e realizada com de forma sustentável social e ambientalmente”.
Fiscalização
Com o objetivo de garantir a segurança e proporcionar ao usuário um passeio com equipamentos dentro do que a norma prevê, o capitão Luiz Afonso de Castro informou que a Capitania dos Portos intensificará a fiscalização. “Estaremos presentes em todas as saídas dos pontos de embarque localizados na Grande Vitória para que todos, donos de embarcações, turistas e visitantes, tenham um excelente passeio”, afirma.
Serviço
As duas embarcações atuarão com as seguintes operadoras:
Embarcação Mar de Abrolhos (capacidade 30 passageiros)
Operadora:
Aventureiros do Espírito Santo (Aves): (27) 99980-0413 ou (27) 99297-7851
Local de saída: Píer Caís do Pescador (Enseada do Suá). Antes do embarque haverá palestra de orientação.
Embarcação Armando (capacidade 22 passageiros)
Operadoras:
Agência Blue Trip: (27) 3072-1808 e (27) 99601-2082
Natura Ecoturismo: (27) 99850-1945
Destinos Turismo: (27) 2142-8300 e (27) 99298-2669
Local de saída: Píer Caís do Pescador (Enseada do Suá). Local de encontro: Instituto Baleia Jubarte (Praça do Papa) para palestra de orientação às 6h20, antes do embarque.