Abrigos de ônibus serão construídos na Grande Vitória

0

O governo do Estado vai construir 117 novos abrigos de ônibus padronizados na Grande Vitória. A informação é de Marcelo Santos (PDT), que recebeu o comunicado da Ceturb-GV via ofício, no último dia 23, como resposta à reunião da Comissão de Infraestrutura, presidida pelo deputado. No encontro, realizado em março e que contou com a presença do diretor-presidente da companhia, Alex Mariano, o parlamentar reforçou a necessidade das intervenções.

“Agora estamos recebendo esse importante resultado. Serão inicialmente 117 novos abrigos em Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha, além de modernização dos terminais de Jardim América, Laranjeiras, Jacaraípe, São Torquato, Ibes e Itaparica, conforme ofício da Ceturb. Mas esse número será ampliado em breve”, destaca Marcelo Santos.

“Em decorrência da audiência da comissão, realizada em março, com o tema abrigos de passageiros em pontos de parada de ônibus, com representantes da Ceturb-GV, vereadores e membros da sociedade, a companhia enumerou os locais prioritários a serem contemplados com os novos abrigos, tais como: “escolas públicas de ensino médio e educação básica e locais com abrigos improvisados e/ou em estado de degradação”, diz o diretor-presidente da Ceturb, Alex Mariano, no ofício encaminhado do deputado.

Ele destaca que nos terminais serão feitos serviços de requalificação da pista de rolamento, viária, dos sanitários públicos e dos gradis, modernização do telhado, nova rede de água e de incêndio, execução de pintura das estruturas de concreto e do muro, instalação de gradil e plantio de grama vegetal próxima ao valão.

Os prazos e valores para execução dos serviços para modernização dos terminais se dão em 120 dias após contratação das obras. O custo estimado é de R$ 6,7 milhões.

O deputado quer o cumprimento das leis 10.131 e 10.089, de sua autoria, que preveem a padronização dos abrigos na Grande Vitória e a implantação de mapas esquemáticos em cada ponto, indicando o roteiro pelos quais os coletivos percorrem. Das 5.240 paradas de ônibus na Grande Vitória, 3.329 não têm abrigos adequados. As maiores deficiências estão nos municípios de Cariacica e Serra, segundo levantamento da Ceturb.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui