Precisa emitir a sua Carteira de Identidade? Em Vitória, os cidadãos têm ainda mais facilidade para solicitar o documento, não precisando sequer sair de casa. A partir de segunda-feira (24), o morador que precisa fazer a primeira ou segunda via pode acessar o endereço https://agendamento.vitoria.es.gov.br e escolher o item correspondente.
Serão 60 vagas disponíveis para o dia seguinte ao agendamento on-line, que será liberado sempre às 12 horas (de segunda a sexta-feira). O quantitativo segue os critérios da classificação de risco para o enfrentamento à pandemia e os protocolos de prevenção ao coronavírus.
Desde março passado, o serviço de emissão de Carteira de Identidade na Casa do Cidadão ganhou duas horas a mais de atendimento, passando a funcionar das 12 às 18 horas, em dias úteis. A iniciativa foi uma parceria da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) com a Polícia Civil, responsável pela emissão do documento.
“Com o agendamento on-line, além da ampliação do horário de atendimento, damos mais oportunidades aos munícipes que procuram a Casa do Cidadão para a emissão da Carteira de Identidade”, destacou a titular da Semcid, Neuzinha de Oliveira.
O local também conta com emissão da Carteira de Trabalho digital, encaminhamento ao emprego pelo Sine e atendimento do Procon Vitória.
1ª via
A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade é um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a Lei Federal 12.687/2012.
No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via ainda é válida, de acordo com a legislação de cada Estado. O serviço é uma parceria com a Polícia Civil e os agendamentos são vinculados ao CPF. A tolerância de atraso é de 15 minutos.
Confira aqui quais são os documentos necessários para solicitar a 1ª via, bem como o que é preciso apresentar para pedir a 2ª via. Saiba, ainda, quais documentos podem ser incluídos na nova cédula de identidade, conforme decreto federal 9.278, de 5 de fevereiro de 2018