Conduzida por Milena Ferrari, secretária Municipal de Análise e Aprovação de Projetos (Semap), a Audiência Pública apresentou e debateu junto à sociedade guarapariense, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do empreendimento, de responsabilidade da empresa Itacap Três Incorporações e Participações Ltda, ‘Condomínio Urbanístico de Unidades Autônomas Alphaville Três Praias’, localizado na região das Três Praias, em Perocão.
Segundo a secretária, o impacto da construção do condomínio é muito positivo. “Serão residências de qualidade e os moradores com alto poder aquisitivo para gastar no município. Também haverá uma geração maior de emprego com contratação de pessoas para trabalhar nas casas e na prestação de serviços. Irá movimentar a economia da cidade”, disse.
Milena ainda acrescentou que as questões ambientais do projeto foram vistas com cautela. “Todas as permissões foram avaliadas com responsabilidade e também fizemos nossas exigências, como um acesso a praia com trilha ecológica, com acessibilidade a cadeirantes, um deck, bancos no meio da trilha, de 800m, para descanso e estacionamento”, descreveu.
Durante a apresentação, que aconteceu na noite de ontem (07) em Jabaraí, a superintendente de negócios da Alphaville, responsável pela aprovação e legalização dos empreendimentos, Patrícia Hulle, falou sobre geração de emprego, sustentabilidade e valores. “O empreendimento vai gerar cerca de 185 empregos diretos e 1000 indiretos com a obra pronta, além da arrecadação de ISS e IPTU para o município. Será um investimento de R$ 27 milhões para a construção de 267 lotes de 600 m² cada e a área de preservação de 70% do local. Serão dois pavimentos de moradias e três comerciais”.
De acordo com a superintendente, o projeto preza pela sustentabilidade e preservação ambiental. “Será um empreendimento sem verticalização, com um crescimento ordenado, sustentável e adequado para a região e para o município. Já temos a viabilidade de água e esgoto com a Cesan. Será um condomínio com gestão técnico ambiental e terá manutenção e preservação do acesso a praia”.
Vale lembrar que um projeto anterior na localidade, também da empresa Itacap, contemplava mais de 2100 moradias para 1500 pessoas, o que gerou polêmica pela grande ocupação e foi inviabilizado.
Agora, o projeto segue para os devidos ajustes, se necessários, e depois encaminhado para aprovação.
Alphaville
Há 45 anos a Alphaville Urbanismo surgiu através de uma visão de planejamento urbano, para desenvolver empreendimentos urbanísticos inovadores e de qualidade para diversos públicos, com respeito ao meio ambiente e à sociedade, que transformem espaços físicos em lugares para bem viver, gerando valor para clientes, colaboradores e acionistas e deixando um legado para futuras gerações. A empresa, pertencente à Gafisa e aos fundos de investimento Pátria e Blackstone, foi além de Barueri (SP), onde começou e expandiu para diversos projetos pelo Brasil e também em Portugal.
Atualmente, está presente em 23 estados, além do Distrito Federal. Oferece aos clientes os modelos Alphaville – residencial de alto padrão com lotes médios de 400 m² – e o Terras Alpha – com lotes médios de 300 m², sempre com um mesmo padrão de qualidade, desenvolvido pela própria equipe da companhia. Além disso, desenvolveu as Cidades Alpha, que se caracterizam por concentrar todos os atributos de um centro urbano em uma mesma região. Para completar, os empreendimentos contam com as ações da Fundação Alphaville, que busca integração e promoção de boas práticas nas regiões onde atua.