As equipes formadas por alunos do Sesi-ES ficaram em 2° e 3° lugar no ranking Tempo do Carro, do Torneio SESI F1 in Schools (F1 nas Escolas). O evento faz parte da programação do I Festival Sesi de Robótica, que aconteceu no Píer Mauá, Rio de Janeiro, entre sexta-feira (15) e domingo (17).
Nossos times, formados por seis meninas e seis meninos do Sesi Maruípe, de Vitória, competiram com 18 equipes de várias regiões do Brasil nesta modalidade em que estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia, podendo utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de um carro de Fórmula 1, que deve ter no mínimo 50 gramas.
A participação das equipes no Festival de Robótica contou com a ajuda os instrutores Leonardo Rosseto, do Senai Vitória, e Bruno Bom, do Senai Civit, para a construção dos robôs em formato de carros de Fórmula 1.
Embora não tenhamos ganhado a competição-geral, ficam os aprendizados de participar de mais uma competição nacional, acumulando experiências e conhecimento para os próximos desafios.
Entenda o Festival
Essa foi a primeira edição do Festival Sesi de Robótica, que teve como tema “Em Órbita” e reuniu mais de 1.200 alunos de escolas particulares e públicas de todo o país. Os melhores colocados na competição garantiram vagas em torneios internacionais nos Estados Unidos, Austrália, Turquia e Líbano.
Uma oportunidade para esses jovens estudantes colocarem na prática o aprendizado em Ciências, Matemática, Física e outras disciplinas ligadas à tecnologia.
Separados por categorias, os estudantes encararam três desafios: o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, o Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (Desafio tecnológico) e o Torneio SESI F1 in Schools (F1 nas Escolas). Saiba Mais!