O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgou o saldo de vagas de fevereiro de 2019 e novamente Anchieta está com saldo positivo de 43 vagas. O bom desempenho do mês de fevereiro ajudou na consolidação do saldo positivo de 190 vagas de emprego com carteira assinada nos primeiros dois meses de 2019.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Kneip, o número é importantíssimo e mostra que a cidade está se desenvolvendo. “A microrregião (Guarapari, Piúma, Alfredo Chaves, Iconha e Rio Novo do Sul) gerou, no mesmo período, de janeiro a fevereiro deste ano, 208 empregos com carteira. Desses, apenas Anchieta gerou 190 empregos com carteira; ou seja, mais de 91% das vagas de emprego. Queremos mais empregos e vamos incentivar as contratações locais”, disse satisfeito.
Para o Prefeito Fabrício Petri, os números consolidam a virada de página de Anchieta “Quando a Samarco retornar suas atividades, a economia do município será outra, mais diversificada e menos dependente. Vamos apoiar e capacitar nossos empreendedores. Estamos aprendendo muito com a crise”.
Programa vem incentivando crescimento
Anchieta lançou em novembro de 2017 o Programa Anchieta Criativa e Empreendedora, composto de 10 projetos estruturantes que visam a geração de emprego e renda. O programa apoia e incentiva o empreendedorismo, a diversificação econômica, fortaleceu as compras públicas locais, concedeu benefícios fiscais ao micro e pequenos empreendedores. Outra iniciativa do programa foi a criação de uma lei, que já está em vigor, determinando que 70% das vagas de empregos de empresas prestadoras de serviços, instaladas no município, sejam exclusivas de anchietenses.